Ecoponto do Parque Olímpico

volta a receber descarte de madeira

Saiba Mais

09/10/2025
Author avatar
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Ecoponto do Parque Olímpico volta a receber descarte de madeira para reciclagem

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal restabeleceu o serviço de entrega de madeira no ecoponto do Parque Olímpico, que estava suspenso desde 2023. Uma caçamba destinada a pedaços e restos de madeira já opera no local desde segunda feira (06/10) e o material recolhido no ecoponto segue para uma empresa parceira, que encaminha a madeira para reúso. 

“Essa ação está inserida dentro do Plano de Governo da prefeita Mara Bertaiolli, que prevê a ampliação dos índices de coleta seletiva”, explica a secretária Patricia Cesare. 

Várias ações foram adotadas este ano para ampliar a coleta e destinação correta de materiais nos ecopontos. Em julho deste ano, por exemplo, foi a ampliada a coleta de gesso e drywall para mais dois ecopontos de Mogi das Cruzes. O ecoponto Jardim Armênia já possuía o serviço de coleta desses materiais, que foi agora ampliado para os ecopontos de Cezar de Souza e do Parque Olímpico. 

Uma parceria firmada entre a secretaria e a empresa Multiplus proporcionou a instalação e caçambas específicas nos ecopontos. Podem ser descartados blocos de gesso, placas de drywall, pré-fabricados de gesso, painéis, forros, cartonados de gesso, gesso em pó, granulado ou em farelo.

Já em junho deste ano foi iniciada uma parceria com a empresa Tekbond, fabricante de colas e outros produtos, tornando possível o recebimento de itens que não tinham descarte sustentável, como tubos de silicone, por exemplo.

Papel dos ecopontos

O diretor de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Moscatelli, explica que os ecopontos não recebem resíduos de empresas, que são enquadradas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12305/10), como grandes geradores, exercendo atividades industriais, comerciais e de serviços e sendo responsáveis pela destinação dos resíduos produzidos.

Com a ampliação dos materiais que podem ser descartados, completa Moscatelli, o volume de resíduos encaminhados para aterro sanitário diminuirá, proporcionando economia de recursos para o município, inclusive em transporte, além do ganho ambiental na recuperação de resíduo já processado, evitando a utilização de novos recursos naturais.

Os quatro ecopontos de Mogi das Cruzes (Cezar de Souza, Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba) funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, fechando aos domingos para manutenção e limpeza interna. 

Eles recebem recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro, metal, óleo de cozinha), eletroeletrônicos e eletrodomésticos, madeira, móveis desmontados (sofás, colchões, armários, com exceção do Parque Olímpico), pneus (até 4 unidades por pessoa/mês), resíduos de poda e jardinagem (até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês) e resíduos de construção civil e demolição (até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês). As unidades complementam dois outros trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, que são a coleta do material reciclável e as operações Cata-Tranqueira.

Endereços dos ecopontos:

Ecoponto Parque Olímpico
Avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº, - Parque Olímpico

Ecoponto Jundiapeba
Rua Manoel Fernandes, 44 (Esquina com a Av. João de Souza Franco) - Nova Jundiapeba

Ecoponto Cezar de Souza
Avenida Capitão Arcílio Rizzi, 30 - Cezar de Souza

Ecoponto Jardim Armênia
Rua Júlio Perotti, 353 - Jardim Armênia

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo