Prefeitura realiza lançamento
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal da Longevidade, realizou nesta quarta-feira (08/10) o lançamento do Curso de Letramento Digital 60+, no auditório do prédio II.
O objetivo do curso é ampliar o acesso do público idoso ao uso das tecnologias digitais para fortalecer a autonomia e promover a inclusão social das pessoas 60+ com foco na segurança até mesmo no mercado de trabalho.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, que falou na abertura do curso, a formação ajudará a população 60+ nas ações diversas no dia a dia. "É importante incentivarmos e facilitarmos o acesso de pessoas com mais de 60 anos aos novos meios de comunicação de maneira eficaz e segura”, explicou.
As aulas serão presenciais com conteúdos práticos, abordando desde noções básicas de informática até o uso de aplicativos e serviços digitais que facilitam a vida cotidiana, como ferramentas de comunicação, acesso a serviços públicos online e segurança digital. "Além de promover a inclusão, as aulas devem contribuir para aumentar a segurança dos idosos no uso do celular”, disse o secretário municipal da Longevidade, Mauro Yokoyama.
O delegado de Polícia, André Junji Ikari, proferiu palestra sobre crimes cibernéticos, abordando principalmente os golpes mais comuns contra idosos. “Os crimes cibernéticos aumentaram muito a partir de 2020 por conta da pandemia. As pessoas tiveram que se isolar, passaram a fazer tudo pelo celular e pela internet, e os criminosos, desde então, estão se aproveitando disso, explicou.
Cada vez mais conectada, a terceira idade tem sido um dos principais alvos de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos, que são considerados um tipo de violência patrimonial contra o idoso, aquela em que o patrimônio da vítima é comprometido. O delegado lembrou que dados pessoais não devem ser fornecidos para centrais telefônicas e, em casos de ligação de telemarketing, por exemplo, a própria pessoa deve lugar para a central de atendimento oficial daquele serviço. “Jamais compartilhem senhas”, acrescentou.
O Crescer está com inscrições para curso de Letramento Digital 60+. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas divididas entre três unidades do programa, em Braz Cubas, Centro e na Vila Brasileira. Até o momento, 26 pessoas efetuaram matrícula.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nas unidades do Crescer ou pelo link: https://abrir.link/apVcB.
As unidades do Crescer atendem a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para outras informações, os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (11) 4798-5729 (Crescer Braz Cubas), (11) 4798-5902 (Crescer Centro) e (11) 4721-2423 (Crescer Vila Brasileira).