1,6 mil exames oftalmológicos gratuitos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, inicia nesta quinta-feira (09/10) mais uma etapa do Programa Pró-Visão, em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes, que traz a van de consultas e exames oftalmológicos de volta à cidade, para a realização de mais 1,6 mil atendimentos.
No início de 2025, o município contabilizava 14.757 pessoas aguardando consultas e exames de oftalmologia. Atualmente, 4.778 pacientes esperam pelo serviço.
Desta vez, o atendimento será direcionado a pessoas acima de 60 anos de idade, que já estavam cadastradas e aguardavam na fila, sendo chamadas diretamente pela equipe da Secretaria. Os atendimentos acontecerão neste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na UNICAFISIO, no bairro Rodeio.
Segundo a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a nova fase reforça o compromisso da administração municipal com o cuidado integral à saúde e o enfrentamento da demanda reprimida de consultas e exames oftalmológicos na rede pública, registrada nos últimos anos.
“Nosso objetivo é garantir que cada mogiano tenha acesso a um atendimento oftalmológico de qualidade e dentro do menor tempo possível. Com o Pró-Visão, estamos avançando no cuidado com a saúde e devolvendo qualidade de vida para milhares de pessoas”, destaca a secretária.
Pró-Visão
Lançado no início de 2025, o Programa Pró-Visão vem sendo executado em diversas fases. No mês de janeiro foi realizado mutirão de consultas em parceria com a Clínica Boucault, com 750 atendimentos;
Em junho, teve início do Mutirão de Cirurgias de Catarata com a Santa Casa, com meta de 908 procedimentos até dezembro, ampliando a capacidade mensal de cirurgias de 45 para 159.
Já em julho começou a força-tarefa em parceria com o Lions Clube de Mogi das Cruzes, com 613 atendimentos na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba. A ação seguiu em julho e agosto, na UnicaFisio, no Rodeio, com 1,5 mil pacientes atendidos entre adultos e crianças.
Agora, em outubro, o programa retoma os atendimentos em nova rodada do mutirão oftalmológico, com foco no público acima de 60 anos.
Vale destacar que o Programa Pró-Visão também foi ampliado em agosto, com o início do maior mutirão oftalmológico da história de Mogi das Cruzes, que totalizará 8 mil atendimentos especializados ao longo de oito meses, na Santa Casa de Mogi das Cruzes, responsável por ampliar o número de consultas oftalmológicas mensais de 500 para 1.500, com investimento total de R$ 400 mil da Prefeitura.