apresentação do programa Frutificar
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação promoveu na tarde desta terça-feira (4), o Frutificar - um evento de apresentação para startups e incubadas no Polo Digital de Mogi das Cruzes - em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O programa, que tem o intuito de cultivar ideias e projetos inovadores, foi realizado no Pipa Hub, com a participação de 23 empreendedores de todo o Alto Tietê.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sadao Sakai, além das equipes do Sebrae e do Polo Digital.
Sadao Sakai explicou que a ação proposta para as startups foi uma maneira de aproximar e estreitar laços entre os projetos participantes, além de criar parcerias e apresentar o cronograma de atividades para este primeiro semestre de 2025. "Nesse primeiro encontro, queremos demonstrar as ações de mentoria propostas para novos empreendedores. Inclusive, foi programada uma pausa para um café para que todos pudessem se conhecer, criando assim uma rede de contatos para futuros negócios".
As 23 startups que ingressaram no programa por meio do Edital de Chamamento Público nº 01/2023 tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas planejadas e irão interagir com os representantes do Polo Digital e do Sebrae, parceiro estratégico no desenvolvimento do ecossistema empreendedor da região.
A ação teve como objetivo alinhar as expectativas e diretrizes para as startups incubadas, fortalecer o vínculo entre elas, o Polo Digital e seus parceiros, além de apresentar ações estratégicas para o crescimento das startups e reativar as atividades do Polo Digital, promovendo ainda mais engajamento entre os participantes.
Programa Frutificar
"Frutificar" é uma referência ao cultivo de ideias e projetos inovadores do Polo Digital e às fases do ciclo: Solo, Semente, Árvore e Colheita.
O objetivo do programa é selecionar, de acordo com o público-alvo, projetos/startups sediadas em Mogi das Cruzes ou interessadas em se estabelecer ou vender para a cidade, que serão contempladas com a participação na Incubação do Polo Digital, com duração prevista de até seis meses.
Foram selecionadas pelo programa, preferencialmente, startups de tecnologia que tenham soluções inovadoras para a Gestão Pública e Cidades Inteligentes, ou seja, startups que possam solucionar problemas das áreas do Governo (GovTechs).
A primeira fase (Solo) é voltada para pessoa física com intenção de empreender w ideia de negócios em estágio inicial. A segunda etapa (Semente) é para pessoa física ou jurídica com plano de negócios já desenvolvidos, apresentação elaborada em formato pitch (apresentação direta e curta sobre um projeto) e ao menos duas pessoas integrando o time.
A terceira fase (Árvore) engloba pessoa jurídica com plano de negócios consolidado, Mínimo Produto Viável (MVP) validado, primeira venda e/ou Prova de Conceito (POC) realizada e ao menos duas pessoas no time (e no mínimo uma delas dedicada integralmente à startup)
A quarta e última etapa (Colheita) será para startups graduadas como “Árvore” no programa de incubação do Polo Digital.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4798-6990.