disponibiliza novo Sistema de Alerta
A Defesa Civil de Mogi das Cruzes implantou um Sistema de Alerta para a população de Mogi das Cruzes. O serviço trará informações sobre as chuvas, pontos de atenção e orientações específicas para regiões afetadas na cidade. Para ter acesso, os mogianos devem se cadastrar via SMS, enviando uma mensagem para o número 40199, e informando o seu CEP. A mensagem é gratuita.
O serviço é semelhante ao realizado pelo órgão do Estado, mas a Defesa Civil de Mogi das Cruzes enviará alertas específicos para os bairros e regiões de Mogi das Cruzes, de acordo com as informações das previsões climáticas.
“Estamos vivendo um período crítico, com volumes de chuva muito elevados, em curtos espaços de tempo. O objetivo do novo serviço de alerta é que as informações cheguem de forma mais rápida e eficiente para a população de Mogi das Cruzes, permitindo que os moradores possam se prevenir”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli, que acompanha os desdobramentos das chuvas do último final de semana.
Somente nos últimos três dias, Mogi das Cruzes registrou 164,9 mm de chuva, o que significa mais da metade do total previsto para o mês inteiro na cidade. Como comparação, no mês de fevereiro de 2024, o índice de chuva foi de 239,8 mm durante todo o mês.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes solicitou reforço da Defesa Civil do Estado e, dentro da Operação Verão, mantém o monitoramento dos pontos mais críticos cidade. Neste trabalho, ações prioritárias estão sendo feitas em bairros como o Jardim Aeroporto, Santos Dumont e Jardim Layr. Estes bairros margeiam o Córrego Oropó, que transbordou. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos segue trabalhando no local para desobstruir o córrego e ampliar sua capacidade de drenagem.
Até o momento, cinco famílias, totalizando 20 pessoas, estão desabrigadas e foram encaminhadas para alojamento temporário da Prefeitura Municipal, com o suporte da Guarda Civil Municipal e de agentes sociais. Dezenas de outras famílias estão sendo atendidas com doações do Fundo Social e equipe de Assistência Social.
Ainda no final da tarde de sábado (01/02), o Fundo Social de Mogi iniciou uma campanha para a arrecadação de água potável, itens de higiene pessoal para adultos e crianças (incluindo fraldas descartáveis) e produtos de limpeza (água sanitária, detergente e sabão em pó). As doações podem ser entregues no Tiro de Guerra ou na sede do Fundo, localizado na Prefeitura de Mogi das Cruzes. O atendimento acontece das 9h às 17h30.
Além disso, na tarde desta segunda-feira (03/02), uma equipe do Programa de Saúde da Família do Jardim Aeroporto II estará na área mais atingida pelos alagamentos, com médico e equipe de saúde para visita e orientação necessária aos moradores.
Outras ocorrências
Com as chuvas do final de semana, também foram registradas ocorrências de alagamentos e inundações nos distritos de Jundiapeba e Quatinga, além do Pindorama. A administração municipal também atendeu solicitações referentes a quedas de árvores no Conjunto São Sebastião, Rodeio, Taiaçupeba, Conjunto Nova Bertioga, Taboão e Parque Santana.
Também foi registrado um deslizamento em uma encosta de área verde na rua Guarapiranga, no Jardim Layr. O local foi isolado e o deslizamento não atingiu residências, nem deixou feridos.
Para registros de ocorrências ou situações de emergências, a população pode entrar em contato com Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas e os telefones estão disponíveis 24 horas por dia.