com disputas diárias no ginásio Tuta
O Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, no Mogilar, começou a receber, nesta quarta-feira (22/10), as disputas do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica. A competição, realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, é considerada o maior torneio da modalidade na região Sudeste do Brasil e segue até sábado, com disputas diárias a partir das 9h. A entrada para acompanhar os jogos é gratuita.
A abertura do campeonato, realizada na terça (21), reuniu autoridades e atletas, também no Tuta. Os secretários municipais de Esporte e Lazer, Fred Abib e Guilherme Filipin (adjunto); o presidente da Ande, Erinaldo Chagas, e o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, prestigiaram o evento e saudaram os atletas.
“A bocha adaptada é uma modalidade que possui tradição em Mogi das Cruzes, com atletas de destaque internacional e um trabalho consolidado e construído ao longo dos anos”, destaca Fred Abib.
“Desde o início de deste ano, por determinação da prefeita Mara Bertaiolli, a Prefeitura está avançando ainda mais na modalidade, com os investimentos que estão sendo realizados no Centro Municipal de Paradesporto e com a realização de competições, como o Campeonato Regional Sudeste, que ajudam na divulgação da bocha paralímpica, despertando o interesse de mais pessoas participarem das atividades”, concluiu o secretário.
O torneio reúne mais de 100 participantes de clubes e associações do Estado de São Paulo.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes auxilia a competição com a estrutura do Ginásio Tuta para a realização das partidas, transporte dos atletas entre o local de hospedagem e o Ginásio Tuta (leia mais abaixo) e cessão da estrutura do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos para alimentação.
A expectativa é que o Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica movimente cerca de 600 pessoas até o encerramento. O Ginásio Tuta fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar.
A etapa em Mogi das Cruzes integra o circuito nacional, que, por meio dos campeonatos regionais, classificará atletas para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorrerá em dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.
Trabalho pela modalidade
A bocha paralímpica é uma das modalidades trabalhadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato. Também são realizadas visitas a escolas municipais para apresentar a bocha paralímpica para os alunos, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e de Educação. Cerca de 30 escolas já foram atendidas.
Durante as clínicas, atletas de bocha paralímpica de Mogi das Cruzes vão até as escolas, conversam com os alunos sobre a modalidade, fazem demonstrações e interagem com as crianças. A equipe do Centro Municipal de Paradesporto também acompanha a atividade.
Transporte gratuito para os atletas do torneio
A Prefeitura de Mogi das Cruzes colocou quatro ônibus totalmente acessíveis à disposição dos mais de 100 atletas que estão participando do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica.
“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que as secretarias estejam integradas em todas as frentes de trabalho da Prefeitura. E este apoio envolve várias pastas, incluindo a Mobilidade, que tem o maior prazer em atender esses atletas incríveis”, diz o secretário de Mobilidade de Mogi, Ary Kamiyama.
Os veículos utilizados fazem parte da reserva técnica das empresas, ou seja, unidades que ficam disponíveis para qualquer eventualidade que aconteça com a frota operacional no dia a dia.