do IPTU por meio da 2ª via
A Prefeitura de Mogi das Cruzes concluiu a entrega dos carnês do IPTU 2023. Mas os contribuintes que, por qualquer motivo, necessitarem da segunda via, a partir deste ano terão a facilidade de copiar o código de barras e utilizá-lo para pagamento pelo aplicativo do banco, sem necessidade de impressão da via, o que possibilita maior agilidade no pagamento e economia, com a redução do uso de papel.
O endereço para solicitar a segunda via permanece o mesmo (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/impostos-e-taxas/iptu-2-via-de-conta). Para acessar o serviço, é necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF ou CNPJ do proprietário.
Depois, ao passar o cursor do mouse sobre o ícone de código de barras, ao lado direito do painel – onde há as opções de pagamento à vista ou parcelado – abre-se uma pequena janela em que é possível copiar os números.
O imposto poderá ser pago em até dez parcelas, de março a dezembro.
O vencimento da primeira parcela ou da cota única será nos dias 8, 9 e 10 de março. As datas específicas são informadas nos carnês, pois variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.
Sem aumento real
Como no ano passado, o tributo não terá aumento real em 2023 – foi atualizado apenas pela inflação. Conforme previsto em lei municipal, a Prefeitura aplicou o menor índice inflacionário apurado no período de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022: 7,17%, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O contribuinte em dia com o imposto até 30 de setembro de 2022 tem direito a 5% de desconto no IPTU 2023, mesmo se pagar parcelado (desde que o pagamento seja até a data de vencimento).
Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a mais 5%, totalizando 10% de dedução. É bem vantajoso – o IPVA, por exemplo, que é um imposto estadual, oferece 3% de desconto para quem paga à vista.
Quem não estiver em dia, mas pagar o IPTU em cota única, tem direito a 5% de abatimento no valor.
O IPTU é uma das principais fontes de recursos do município, o que é necessário para os investimentos: a receita é revertida em benefícios à população, como educação, saúde, segurança, esportes e infraestrutura, entre outros.
Mais informações sobre o IPTU podem ser obtidas pelos telefones 4798-5049 e 4798-5050, ou pelo e-mail iptu@mogidascruzes.sp.gov.br