Mogi das Cruzes abre consulta pública
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Transparência e Dados Abertos, abriu as inscrições para a Construção do 2º Plano de Ação em Governo Aberto do município e qualquer cidadão pode participar (veja como no box abaixo).
O Plano de Ação em Governo Aberto é uma ferramenta com ações de um novo formato de gestão pública que promove a colaboração entre o governo e a sociedade. O resultado desta integração é promover mais eficiência no atendimento da Prefeitura às reais necessidades da população mogiana.
O balanço do 1º Plano foi divulgado este mês no TransparenCidade 2024. O documento foi desenvolvido em parceria com a participação de servidores e munícipes, com compromissos para cada pilar de Governo Aberto (Transparência, Prestação de Contas, Participação Cidadã e Tecnologia e Inovação). As ações passaram por uma análise de viabilidade técnica, orçamentária e jurídica pelas secretarias, para posteriormente se tornaram um plano, que foi cumprido no período de 12 meses.
No eixo da Transparência, mais de 565 pessoas, de mais de 15 bairros, receberam capacitação sobre o tema. A meta era 300 pessoas. Também havia o objetivo de desenvolver duas ferramentas de Governo Aberto no Executivo Municipal, envolvendo a sociedade civil e/ou universidades da região; foram criadas três ferramentas, em conjunto com alunos do Centro Universitário Braz Cubas.
Já no eixo de Participação Cidadã, a meta era desenvolver capacitações por meio do programa LIDERA MOGI em ao menos três diferentes territórios da cidade; no total, foram cinco capacitações em cinco territórios diferentes.
Na Prestação de Contas, uma das metas era desenvolver um formato de apresentação de prestação de contas de ao menos um equipamento a respeito da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde ou da Secretaria de Assistência Social, com fácil compreensão e linguagem simples e objetiva; o resultado foi alcançado em mais de 140 equipamentos.
Pela Tecnologia e Inovação, foi cumprida a meta de disponibilizar Wi-Fi gratuito e livre em 20 pontos descentralizados em Mogi das Cruzes.
Diversas secretarias municipais participaram da construção e execução do Plano, como Transparência e Dados Abertos, Educação, Assistência Social, Saúde, Gestão Pública, Finanças e Planejamento e Gestão Estratégica, assim como a Coordenadoria de Comunicação Social e o Laboratório de Inovação em Governo Aberto (LIGA).
“Cerca de 90% dos compromissos foram cumpridos ou tiveram suas metas ultrapassadas. Agora que a cultura da Transparência e Governo Aberto foi implantada na Prefeitura de Mogi das Cruzes, tenho certeza que novos resultados positivos serão alcançados no futuro, isso porque a metodologia e a forma de execução já estão bem fortalecidas", disse o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres.
SERVIÇO
Os resultados completos do 1º Plano de Ação em Governo Aberto de Mogi das Cruzes podem ser conferidos nestes links:
https://dadosabertos.mogidascruzes.sp.gov.br/governo-aberto
https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-transparencia-e-dados-abertos/governo-aberto
Já a Consulta Pública para a Construção do 2º Plano de Ação em Governo Aberto de Mogi das Cruzes fica aberta até o fim do mês e pode ser acessada neste link:
https://stg-consultas.colab.re/Governoabertosugestoes
Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes