Guarda identifica autor de placas
A Guarda Municipal identificou na segunda-feira (21/8) um autor de furtos de placas de túmulos do Cemitério São Salvador e também um ferro-velho que fazia a receptação do material. A identificação dos responsáveis foi possível a partir de imagens obtidas pelos totens de segurança existentes na cidade, somadas a um trabalho do setor de inteligência da Secretaria Municipal de Segurança. O homem e o material apreendidos foram apresentados na Central de Flagrantes.
“Fizemos um trabalho conjunto de monitoramento, informação e inteligência, utilizando as imagens para chegar aos responsáveis pelos furtos. Com o receptador foi encontrada uma placa de bronze furtada do cemitério. O ferro-velho foi interditado e sua licença de funcionamento será cassada”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, que comandou toda a operação e esteve na Central de Flagrantes para fazer a apresentação do material apreendido.
Desde março deste ano, Mogi das Cruzes possui a Central de Monitoramento dos Totens, que realiza a operação dos 10 equipamentos instalados em locais públicos estratégicos do município. As estruturas fazem parte do investimento da Prefeitura para a melhoria da segurança pública da cidade.
A Central de Monitoramento dos Totens fica no prédio-sede da Prefeitura e recebe em tempo real as imagens captadas pelos totens por meio de uma série de telas. O monitoramento é realizado por guardas municipais, que possuem contato direto com as equipes da corporação que atuam nas ruas.
Além da sensação de segurança que proporcionam, os totens substituem as bases da Polícia Militar ou da Guarda Municipal, com os benefícios da tecnologia. O secretário Toriel Sardinha explica que, com os equipamentos, os policiais ou guardas que ficariam nas bases podem atuar nas ruas, trazendo mais segurança à população.
Os totens possuem uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. O equipamento também possui um interfone conectado diretamente com a Central de Monitoramento de Totens, em que os moradores podem fazer contato com a Guarda Municipal em caso de urgências e emergências.
Além dos dez totens que passam a funcionar, existem mais 30 totens instalados perto de escolas municipais, para a melhoria da segurança das unidades escolares e regiões próximas. O trabalho de implantação deverá ser concluído nos próximos dias.
Segurança no cemitério
Além dos totens, as Secretarias Municipais de Segurança e de Infraestrutura Urbana já adotaram medidas práticas para a melhoria na segurança do cemitério São Salvador, com o objetivo de prevenir a ocorrência de furtos.
O muro do cemitério foi aumentado em alguns pontos e também houve um reforço na iluminação. Durante a noite, as vias internas do cemitério agora estão iluminadas e isso inibe ocorrências, além de facilitar a vigilância pela Guarda Municipal - que intensificou o patrulhamento na região.
O muro do cemitério já é equipado com cercas do modelo concertinas, para prevenir invasões. A manutenção das cercas é feita de forma contínua.
A Prefeitura orienta as famílias para que sejam elaborados boletins de ocorrência sobre eventuais ocorrências e que a administração do cemitério seja informada. A população também pode auxiliar denunciando movimentações ou comportamento suspeitos pelo telefone 153, da Guarda Municipal, que atende 24 horas por dia.