formatura de agentes comunitários
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (14/08) a cerimônia de entrega dos certificados do 1º Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde. A formatura aconteceu no auditório do Cemforpe, no bairro do Mogilar.
Dos 150 agentes comunitários de Saúde que atuam no município, 78 realizaram o curso profissionalizante e 74 estiveram presentes no evento, acompanhados de familiares, convidados e autoridades.
A vice-prefeita Priscila Yamagami, representando o prefeito Caio Cunha, ressaltou a atuação dos agentes comunitários. “Vocês já pararam para pensar na importância do trabalho que realizam? Afinal, são responsáveis pelo contato direto com os munícipes, conhecendo suas reais necessidades no dia a dia”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, William Harada, também falou sobre o trabalho de campo. “Quem cuida da Saúde são vocês da Atenção Primária, promovendo saúde e qualidade de vidas, orientando e encaminhando cada caso de acordo com a necessidade”, acrescentou. A enfermeira Elisabeta Chiarella falou em nome das perceptoras e agradeceu pelo empenho do grupo. “Já vivi muitas coisas ao longo de 20 anos de Enfermagem, mas hoje é uma das mais belas”.
O curso faz parte do Programa Saúde com Agente, promovido do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.
Saúde com Agente é o maior programa de formação técnica na área da saúde pública no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada).
“O programa foi criado para atender à legislação que ampliou as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de qualificar e ampliar a resolutividade dos atendimentos na Atenção Básica”, explica a diretora de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Watanabe.
A formação, que teve duração de um ano e carga horária de 1,2 mil horas, também reforça a valorização dos agentes que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O curso é uma oportunidade para que esses profissionais tenham um olhar ainda mais apurado sobre informações coletadas nas residências.
A formatura contou com agentes que atuam nas 13 unidades da Estratégia Saúde da Família em Mogi das Cruzes: Cocuera, Chácara Guanabara, Taboão, Jardim Piatã, Jardim Margarida, Nove de Julho, Taiaçupeba, Jardim Layr, Jardim Aeroporto 2, Jundiapeba, Novo Horizonte, Conjunto Toyama e Quatinga.