Grupos assistidos pelo programa Conduz

planos de negócios para Bolsa Auxílio

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 31/07/2023

Grupos assistidos pelo programa Conduz apresentarão planos de negócios para acesso à Bolsa Auxílio

Nesta quarta-feira (02/08), a partir das 9 horas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz, vai promover uma reunião de trabalho, para a apresentação dos planos de negócios elaborados por grupos de geração de trabalho e renda assistidos pelo programa. O objetivo é que, a partir da análise de cada respectivo plano, eles possam ter acesso à Bolsa Auxílio, prevista na Lei do Conduz (7.901, de 22 de março de 2023). 

Esta será a primeira reunião de apresentação de planos de negócio desde que a Lei do Conduz entrou em vigor, no primeiro trimestre deste ano. A lei estipula que a apresentação do plano é etapa intransponível para a conquista da Bolsa e os primeiros grupos a se submeterem a esse processo serão o D´ellas Modas, Irmãs D´Oca, Missão Pet e Irmãs S.I.E.Das.

Todos são grupos que já recebiam acompanhamento e capacitação por meio do programa Conduz. Assim, eles já vinham se mobilizando em torno da elaboração de seus planos de negócio, com o intuito de terem acesso à Bolsa Auxílio. Os empreendedores atuam nas áreas de moda e confecção, gastronomia e mercado pet e já realizam diversas ações pelo programa, inclusive expondo e comercializando seus produtos em espaços e eventos municipais. 

A coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart, lembra da importância da concessão desse tipo de benefício para grupos que ainda estão iniciando suas atividades profissionalmente. "Enquanto a pessoa está se qualificando ou iniciando, é natural que seja necessário um apoio financeiro até que ela consiga se estabilizar, se fortalecer e efetivamente obter renda a partir de sua atuação enquanto empreendedor”, enfatizou, lembrando que o Conduz é um programa voltado exclusivamente para pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social. 

A Bolsa Auxílio será individual, no valor mensal de 40% do salário mínimo, com duração de seis meses. A continuidade do recebimento dela está vinculada à participação no acompanhamento do programa Conduz. Os recursos, bem como as responsabilidades administrativas ficam a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social. 

O Conduz - Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda tem por objetivo identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho e atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho.

Também são atribuições do programa garantir acesso a cursos e qualificação profissional, fomentar o acesso a oportunidades de trabalho e geração de trabalho e renda, bem como a programas como Jovem Aprendiz, articular com os serviços e as organizações da sociedade civil que compõem a rede socioassistencial para o desenvolvimento de grupos de geração de trabalho e renda, além de disponibilizar espaços para que esses grupos se capacitem e se fortaleçam. 

A Incubadora Social, onde serão apresentados os planos de negócios dos quatro primeiros grupos, é também um espaço do programa Conduz, voltado justamente ao processo de incubação. Isto é, destinado à formação, qualificação e profissionalização de grupos de empreendedores, servindo ainda como ponto de exposição e comercialização do que é produzido pelos grupos assistidos. 

A Incubadora Social foi inaugurada oficialmente em abril deste ano e fica na rua Nito Sona, 2.175, em Jundiapeba.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo