em contratações em Mogi das Cruzes
O mês de junho apresentou saldo positivo de 468 novos postos de trabalho em Mogi das Cruzes, sendo o maior saldo entre os municípios do CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tiete), de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, divulgados nesta tarde (27).
O setor de Serviços foi o destaque com 488 novas vagas de emprego, um crescimento de 100%, em relação ao mês de maio, seguido da Construção Civil, que teve 60 contratações. A área que mais contratou foi a administrativa.
Só no primeiro semestre de 2023, 1.617 pessoas foram certificados pelo Crescer (Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos) em cursos como, auxiliar administrativo, recursos humanos, iniciação em logística, técnica de vendas, pacotes office, entre outros, que são foçados no mercado de trabalho de Mogi.
De janeiro a junho deste ano, 2.807 vagas foram criadas no município. Atualmente, a cidade está com um estoque geral de 109.212 vagas de empregos preenchidas em diversas áreas.
Nos últimos dois anos, Mogi das Cruzes voltou a liderar a geração de empregos na região do Alto Tietê, segundo dados do CAGED. O saldo positivo superou 7.590 pessoas empregadas, sendo cerca de 1.592 somente em 2023.
De 2021 a junho de 2023, a secretaria realizou cerca de 30.097 atendimentos presenciais no Mogi Conecta Emprego. Neste ano, o estoque de emprego teve um crescimento de 9,15% em comparação com 2021.
O mutirão de emprego, realizado entre maio e junho deste ano, juntamente com ações de capacitação por meio do Crescer (Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos), que prepara as pessoas para as oportunidades do mercado de trabalho, impactou no número de contratações.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes também conta com a plataforma Mogi Conecta Emprego, que foi desenvolvida para aproximar e facilitar a relação entre quem busca emprego e quem está contratando, de forma fácil e ágil.
Nos últimos dois anos, o Programa recebeu melhorias, como a integração de outros serviços da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, como a ampliação de ações de capacitação e maior foco no atendimento ao empreendedor, por meio das unidades do Sebrae, (Terminal Central, Terminal Estudantes e CIC Jundiabepa), além dos canais de atendimento à distância.