Programação Dia da Mulher Negra

segue até 25/08 em Mogi das Cruzes

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 27/07/2023

Programação em alusão ao Dia da Mulher Negra tem abertura e segue até 25 de agosto

O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMMULHER) e também com a Prefeitura de Mogi, por meio das Secretarias de Assistência Social, Cultura, o Fundo Social e a Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social, deu início nesta terça-feira (25/07) às celebrações do 25 de julho, que é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

Esta é a primeira vez que Mogi recebe uma programação especial nesta data e a agenda foi iniciada com a abertura da exposição “Mulheres de Mogi das Cruzes”, assinada pelo fotógrafo Marcos Dita. A mostra está instalada no hall do prédio-sede do Executivo e ficará aberta à visitação até o dia 1º de agosto. Nela, constam quadros com a fotografia de 17 mulheres negras da cidade, que estão ali representadas, reconhecidas e reverenciadas por suas histórias de vida. 

“Quero agradecer a todas as meninas que aceitaram participar da mostra. Este é o primeiro evento do Dia da Mulher Negra em Mogi e é muito importante começar a atuar neste ramo. Quando procurei o Dita, pedi uma foto de cada mulher e ele não só aceitou, como disse que teria que ser um ensaio de cada uma. Então quero agradecê-lo por ter aceitado esse desafio e rodado a cidade conosco para conhecer e fotografar essas mulheres maravilhosas, que merecem todo o nosso carinho”, destacou a vice-presidente do COMPIR, Jannes Rodrigues. 

A abertura da mostra contou também com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, que falou um pouco sobre a luta da mulher negra e a importância do COMPIR e demais Conselhos. “Quero agradecer a todas as mulheres fortes, que fazem a diferença todos os dias. Infelizmente, a questão do preconceito e do racismo ainda existem, portanto temos sempre que estar nos lugares e nos apropriarmos do nosso lugar de fala. Os Conselhos têm que existir para que a gente fiscalize e busque políticas públicas. Contem sempre com a Assistência e com a Prefeitura”, enfatizou. 

O presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes e coordenador de Cidadania e Inclusão Social, Márcio Maldonado, também prestigiou a abertura e ressaltou que, mais do que ver as fotos, foi gratificante poder conhecer as histórias de cada uma das mulheres presentes na exposição por meio de suas fotografias. Em cada registro fotográfico, há também um breve registro sobre a história de cada uma delas.

A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Igualdade, da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social, Pamela Cairo, falou em nome da Coordenadoria. “Quero agradecer e parabenizar a todos por essa mostra. Nós sabemos que a luta da mulher é muito grande, em especial a mulher negra. Nós somos a Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social, uma Coordenadoria nova, que está aqui para lutar ao lado de vocês por políticas públicas, então saibam que estamos sempre à disposição para dialogar, ouvir e construirmos juntos”. 

A abertura da mostra também contou com a presença do secretário-adjunto de Cultura, Eder Veiga, da diretora da mesma Pasta, Daniela Domingues dos Anjos, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMMULHER), Vania Pereira da Silva e da vereadora Inês Paz, além de outros membros dos Conselhos e diversas homenageadas. 

A exposição "Mulheres de Mogi das Cruzes" permanecerá no hall da Prefeitura até o dia 1º de agosto. Depois seguirá para o Terminal Central (2 a 10 de agosto), Patteo Urupema Shopping (11 a 20 de agosto) e Câmara Municipal de Mogi das Cruzes (21 a 25 de agosto). 

Café das Pretas

Nesta quarta-feira (26/07), mais um evento em alusão ao 25 de julho será promovido. Será o Café das Pretas, um encontro que terá início às 15 horas no Parque Centenário e visa dialogar a respeito do papel da mulher negra na sociedade, bem como caminhos para a conquista da equidade. Membros dos Conselhos Municipais e o público geral interessado estão convidados a participar.

Outra ação alusiva à mesma data é a roda de conversa "Mulher Negra e Amamentação", que segue com inscrições abertas. Trata-se de uma realização do Sesc SP, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social. O bate-papo será promovido no próxima terça-feira (1º de agosto), a partir das 19 horas, no auditório do prédio-sede da Prefeitura. A atividade é gratuita, destinada a pessoas com idade a partir dos 16 anos e as inscrições devem ser feitas de forma online.

Inscrições público-geral

Inscrições profissionais da Saúde

As comemorações em alusão ao 25 de julho serão encerradas no dia 25 de agosto, na Câmara Municipal, com uma sessão solene e a entrega dos quadros da exposição "Mulheres de Mogi das Cruzes" às fotografadas. 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo