cidades do Bloomberg Philanthropies
Mogi das Cruzes foi indicada, nesta terça-feira (16), para integrar um seleto grupo - composto por lideranças de 20 cidades das Américas do Norte e do Sul - que se juntará à Bloomberg Philanthropies City Data Alliance. A aliança tem o objetivo de auxiliar os líderes locais a acelerar suas práticas de dados e entregas de resultados excepcionais para a população.
O anúncio foi realizado em um encontro de três dias oferecido pela organização para os prefeitos das cidades selecionadas, com oficinas, palestras e workshops, em Baltimore, nos Estados Unidos.
O Prefeito, Caio Cunha, comemora o ingresso no hall das 100 cidades mais comprometidas com a transparência na administração e gerenciamento de dados do setor público. "Toda a equipe da nossa gestão está envolvida na utilização de dados para o bem público, tendo em vista sempre nossas futuras gerações. O objetivo é fazer a diferença para as pessoas que servimos. E com essas formações que recebemos do programa poderemos agir de forma mais rápida, inteligente e inovadora", conclui o Prefeito.
Como parte do programa, os prefeitos e as lideranças locais vão receber treinamento executivo e coaching sobre como aproveitar os dados para fortalecer as operações do governo municipal, inovar os serviços públicos e gerar resultados melhores para a população. Entre as ações possíveis estão melhorar o acesso aos cuidados de saúde, reimaginar os sistemas de gestão de resíduos, expandir programas de habitação a preços acessíveis, ou combater a falta de moradia. Juntos, os líderes locais assumirão um compromisso público compartilhado de usar os dados para entender melhor as necessidades da comunidade e atendê-las de maneira mais eficaz.
“Esses 20 prefeitos foram selecionados por causa de sua liderança no uso de dados para informar a tomada de decisões e responder a desafios, e este programa os ajudará a levar esse trabalho para o próximo nível”, declarou Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies e o 108º prefeito da cidade de Nova York. “A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance fornece ferramentas, suporte e rede de apoio para auxiliar prefeitos a atingir metas usando dados de forma ainda mais eficaz”.
No início da reunião, os prefeitos se envolveram e receberam instruções importantes de especialistas globais da Bloomberg Philanthropies, Johns Hopkins University, Harvard University, Cornell Tech e do governo federal, bem como de prefeitos e líderes sênior de dados da cidade do primeiro grupo da City Data Alliance.
O conjunto de suportes fornecido gratuitamente às cidades do City Data Alliance ajuda os prefeitos e suas equipes a aprofundar o uso de dados para informar decisões, transformar sistemas, entender o impacto e comunicar resultados. As metas são definidas para que as cidades tenham um plano e um processo abrangente para investir em práticas comprovadas, inovar suas abordagens, avaliar o progresso e estabelecer novas políticas e padrões para garantir que o trabalho seja sustentado. As cidades também receberão investimentos por um período de até 12 meses com assistência técnica personalizada, incluindo aulas estruturadas e treinamento individualizado da cidade, para melhorar uma prática de dados críticos, como gestão de desempenho, compras públicas, avaliação ou dados como serviço – uma abordagem para as cidades projetarem ou apresentarem dados que reforçam a tomada de decisões intergovernamentais ou o envolvimento da população.
O secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, e o secretário adjunto da pasta, Marcos Torres, também integraram a comitiva que representou Mogi das Cruzes em Baltimore, ao lado do Prefeito Caio Cunha.
Representando o Brasil, dentre os mais de 5500 municípios nacionais, Mogi das Cruzes foi selecionada ao lado de outras três cidades: Niterói (RJ), Maceió (AL) e Recife (PE). Além do Brasil, a Argentina e o Peru também têm um município representando cada país, Mendoza e Chiclayo, respectivamente. Já o Chile teve a indicação de três cidades - Arica, Las Condes e Maipú. Os Estados Unidos da América elegeram mais 11 cidades para integrar essa Aliança: Buffalo (NY), Charlotte (NC), Glendale (CA), Jackson (MS), Little Rock (AR), Montgomery (AL), Rochester (NY), Seattle (WA), Sioux Falls (SD), Syracuse (NY) e Washington (DC).
Estabelecida em 2022 por meio de um investimento de US$ 60 milhões da Bloomberg Philanthropies, a Bloomberg Philanthropies City Data Alliance ajuda cidades nas Américas do Norte, Central e do Sul com populações de 100.000 ou mais habitantes que já se destacam em relação a gestão baseada em dados, a potencializar ainda mais os resultados para a população. A inclusão das novas 20 cidades eleva o número total de municípios selecionados na Bloomberg Philanthropies City Data Alliance para 42 cidades em sete países.
A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance é entregue em parceria com o Bloomberg Center for Government Excellence (GovEx) na Johns Hopkins University, juntamente com o Harvard Kennedy School Government Performance Lab, a Behavioral Insights Team e Public Digital. A City Data Alliance se alinha e se baseia no sucesso da Certificação da Bloomberg Philanthropies What Works Cities, liderada pela Results for America, padrão de excelência inédito para governos locais bem administrados e informados por dados.