recapeamento a partir da próxima segunda
Na próxima segunda-feira (25/04), a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana dará continuidade ao programa de recapeamento de vias públicas da cidade. As próximas avenidas beneficiadas serão a Fernando Costa e a Francisco Ferreira Lopes, que formam um dos principais corredores viários do município.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, explica que os trabalhos terão início por reparos nas guias e sarjetas, etapa essa que deve se estender por seis dias. Na sequência, as equipes iniciarão o trabalho de fresagem, que consiste na remoção do asfalto antigo e, por fim, será feita a aplicação da nova capa asfáltica. As equipes farão primeiramente os trabalhos na avenida Fernando Costa e depois avançarão para a Francisco Ferreira Lopes.
Por se tratar de um importante corredor, margeado por dezenas de estabelecimentos comerciais e também próximo de muitas residências, as equipes da Secretaria fizeram um trabalho in loco de diálogo com todos que trabalham e residem na região. A contribuição da comunidade é fundamental para que os serviços tenham um bom andamento.
A previsão é que a Fernando Costa seja finalizada no dia 21 de maio. Já na Francisco Ferreira Lopes, a previsão é que o recapeamento seja concluído no final do mês de junho. Visando minimizar ao máximo os impactos aos comerciantes e à mobilidade urbana, as equipes diurnas trabalharão fora dos horários de pico, entre as 9h e às 16h e, para os trabalhos de maior interferência no trânsito, como fresagem e aplicação de capa asfáltica, os trabalhos serão feitos das 20h às 4h.
O recapeamento asfáltico das duas avenidas será realizado em parceria com outras Secretarias, como a de Mobilidade Urbana e também o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). O objetivo é atuar com sinergia e garantir maior durabilidade aos trabalhos.
A frente de trabalho visa garantir a recuperação e conservação da malha viária do município, dando melhores condições de trafegabilidade e de segurança a todos que utilizam as vias. Por dia, cerca de 70 mil veículos, incluindo ônibus municipais e intermunicipais, circulam pelas duas avenidas.
Os trabalhos fazem parte do programa de recapeamento, que contemplou no último ano 40 vias públicas, numa extensão de pouco mais de 30 mil metros. O programa como um todo compreende quase 35 mil metros lineares de vias e área total de 313,5 mil metros quadrados. Os recursos são provenientes de um financiamento de R$ 24,5 milhões junto ao Banco do Brasil. Especificamente na Fernando Costa e Francisco Ferreira Lopes, o investimento está calculado em R$ 2,6 milhões.