Comissão Municipal de Educação Ambiental
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou na sexta-feira (25/03) a eleição que definiu as entidades da Sociedade Civil que formarão a Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (CIMEA). A eleição foi realizada porque o número de entidades inscritas foi superior ao número de assentos previstos para esse segmento no âmbito da comissão, de acordo com as determinações do edital. As inscrições foram encerradas na quinta-feira, dia 24.
O processo eleitoral teve início às 13h30 de sexta-feira, na sede da Secretaria do Verde, e contou com a presença de nove representantes do Poder Executivo, que também integram a comissão. Das onze entidades da Sociedade Civil inscritas e aptas a serem votadas, uma retirou a candidatura. Com isso, das dez entidades restantes, duas apresentaram a mesma pessoa como representante, o que resultou na eleição de somente uma delas para permanecer na CIMEA.
Dessa forma, foram eleitas as seguintes entidades da Sociedade Civil para compor a CIMEA: Coletivo Okara Ambiental, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec), Grêmio Recreativo, Esportivo, Social, Cultural e Educacional Esquadrão Alvi-Negro, Instituto Ecofuturo – Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Instituto Itaquareia, Associação dos Moradores da Vila Oliveira e Adjacências (AMVOA), Associação pela Promoção da Cidadania e Solidariedade (MAKAUBA) e a Associação de Moradores Alfa Jundiapeba Regularização de Moradias
A comissão tem como objetivo a implantação e o monitoramento da Política Municipal de Educação Ambiental, que já está elaborada. Outra atribuição fundamental da Comissão será a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). Trata-se de uma grande responsabilidade, uma vez que a política municipal já está pronta e será executada por meio do programa.