proposta para 2ª Caravana Circo Corredor
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está recebendo, até o dia 10 de abril, inscrições de propostas de apresentações artísticas do segmento circo, para participação na 2ª Caravana Circo Corredor de Mogi das Cruzes. O evento será realizado de maio a dezembro deste ano e vai promover a circulação de apresentações circenses por oito bairros da cidade, atendendo ao princípio da descentralização, despertando o interesse pelo segmento e também levando lazer e diversão para as comunidades.
A 2ª Caravana Circo Corredor deverá ser formada por dois espetáculos de números circenses, com dois elencos distintos compostos por artistas e grupos selecionados por meio da convocatória. Os participantes devem ter em sua trajetória artística atividades de pesquisa e criação na linguagem do circo.
O projeto prevê a circulação de um espetáculo circense por mês e o revezamento entre os dois elencos selecionados. Ao todo, serão oito locais contemplados: o Jardim Esperança (Praça da Juventude), Biritiba Ussu, Botujuru, Jardim Aeroporto, Conjunto Toyama, Jardim Aracy, Cezar de Souza e também o Largo do Rosário, na área central.
A inscrição é gratuita e pelo menos 70% das vagas serão destinadas a artistas e grupos sediados na cidade de Mogi das Cruzes. Assim, 30% do total pode ser preenchido por artistas e grupos de outras cidades da região do Alto Tietê, porém todos devem estar devidamente cadastrados(as) no Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura de Mogi das Cruzes.
As propostas devem ser das modalidades mestre de cerimônia, palhaçaria, acrobacias, números de duplas, números solo, malabarismo e mágica. Elas deverão ser gravadas em vídeo e enviadas em link que contenha apenas o vídeo com o número circense na íntegra (sem depoimento). O número circense não deve ter tempo inferior a cinco minutos nem superior a dez minutos, exceto pela modalidade mestre de cerimônia, que ficará responsável pela apresentação do espetáculo.
Serão selecionadas 14 propostas de apresentações de números circenses e o pagamento será feito por profissional envolvido e dia de apresentação, sendo R$ 32 mil o valor total destinado à contratação das apresentações selecionadas.
A análise das propostas inscritas será feita pela Secretaria Municipal de Cultura e uma curadoria, compota por representantes do segmento circense. Serão levados em consideração critérios como originalidade, pesquisa, repertório, técnica, figurino e caracterização. Os resultados finais da seleção devem ser publicados no dia 21 de abril.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Secretaria de Cultura, pelo telefone 4798-6900, e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou ainda presencialmente na sede da Secretaria, que fica no Casarão do Carmo e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.