novo transporte coletivo de Mogi
A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, nesta quarta-feira (09/03), os detalhes do projeto piloto do novo transporte coletivo de Mogi das Cruzes, o Pronto!. As alterações propostas têm o objetivo de tornar o serviço mais moderno e eficiente para os passageiros. A operação do projeto piloto será iniciada em abril, com linhas das regiões do Cocuera e de Biritiba Ussú/Manoel Ferreira.
A principal alteração da proposta é a diminuição de circulação dos ônibus na região central de Mogi das Cruzes, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões. Esta medida garante viagens mais rápidas, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do Centro nos trajetos, e a possibilidade da criação de mais horários para o atendimento nos bairros.
“Na prática, as pessoas chegarão mais rapidamente ao seu destino e, ao mesmo tempo, vão ficar menos tempo esperando os ônibus nos pontos. A melhoria no transporte público é algo que a população tem pedido há muito tempo. O nosso sistema de transporte coletivo é o mesmo há mais de 20 anos, está desatualizado, não atende às necessidades atuais da população. Estamos sensíveis a ouvir as pessoas de nossa cidade e, por isso, vamos lançar o projeto piloto”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
No projeto piloto, as linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central. A estimativa é que estas mudanças tornem as viagens entre 15 e 19 minutos mais rápidas em cada sentido – do centro para o bairro e vice-versa.
Na região do Cocuera, a estimativa é que sejam criadas 18 novas viagens, o que representa 19,57% a mais. Já em Biritiba Ussú e Manoel Ferreira, serão nove viagens a mais, ou ampliação de 21,43%.
Para ligar os dois terminais e atender a região central, serão criadas três linhas circulares e uma expressa, que farão a integração gratuita com as demais linhas do sistema de transporte, com a utilização do cartão. A Linha Expressa terá identificação laranja e vai unir os dois terminais sem paradas no caminho, no mesmo modelo do metrô. A previsão é que esta linha tenha intervalos de cinco minutos entre os ônibus.
Já o Circular Saúde terá cor azul e passará pelos principais locais de atendimento médico de Mogi das Cruzes, como o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, o Pró-Mulher, o Pró-Criança, entre outros. Por fim, o Circular Centro e o Circular Centro via Rua Ipiranga vão atender os pontos na Região Central e deverão ser usados pelos passageiros que têm interesse em desembarcar entre os Terminais Central e Estudantes.