conclui formação da terceira turma
O último módulo de formação da terceira turma do Curso de Educadores Ambientais Locais, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, foi realizado na quarta-feira (23/02), na Associação dos Agricultores de Cocuera. Com isso, três turmas concluíram a formação voltada para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM). Elas aconteceram em Jundiapeba, Taiaçupeba e agora em Cocuera.
O Curso de Educadores Ambientais Locais foi organizado em três grandes edições. A primeira é voltada para a área da recuperação de mananciais, que foi concluída agora com a terceira turma. A segunda edição terá como tema ‘Cidade”, com início em maio. Já a terceira abordará os “Pés da Serra”, incluindo toda a área próxima à Serra do Itapeti. O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, destaca que o curso oferece capacitação e debate sobre um tema fundamental para a sociedade, que é a preservação ambiental.
A educadora ambiental Carla Panzeri, que ministra e coordena a formação prática dos participantes, detalha que no módulo realizado nesta quarta-feira (23/02), a turma de Cocuera elaborou projetos voltados para temas sócio-ambientais, escolhidos por eles. Ela lembra que a turma 1, de Jundiapeba, escolheu o tema “resíduos sólidos”, enquanto a turma de Taiaçupeba optou pela área de “fiscalização ambiental comunitária”. Já a turma de Cocuera definiu o tema “resíduos sólidos”, porém voltado para o mapeamento dos recicladores independentes.
Em março, a Secretaria do Verde promoverá a formatura das três primeira turmas, assim como a entrega dos certificados. Também será realizado um seminário em que as turmas farão apresentações de como estão os projetos desenvolvidos durante os módulos. A primeira turma reuniu moradores de Jundiapeba, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Santo Ângelo, Parque das Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho. As aulas tiveram início no dia 2 de setembro e foram até o dia 14 de outubro.
Já a segunda turma reuniu moradores dos bairros Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. As aulas ocorreram entre os dias 27 de outubro e 8 de dezembro. Os participantes que tiverem pelo menos 80% de participação nas quatro etapas de formação receberão certificados.
O curso tem como objetivos promover a sensibilização dos moradores frente ao tema, estimular o conhecimento sobre o território onde vivem e fomentar o planejamento de ações orientadas pelos paradigmas da sustentabilidade.
Durante a formação são abordados problemas socioambientais locais, como o descarte irregular de resíduos sólidos, o parcelamento irregular do solo, a poluição dos rios e córregos, a supressão da vegetação nativa, entre outros. Outra meta é tornar a legislação ambiental mais acessível à população, além de orientar as pessoas a elaborarem planos de ações coletivas.