são cadastradas no Mogi Conecta Emprego
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma ação especial para marcar o encerramento da primeira turma do programa Bolsa Trabalho no município, que beneficiou 58 mulheres com atividades profissionais, de geração de renda e capacitação. O evento ocorreu nesta quarta-feira (16/02), na Escola de Empreendedorismo e Inovação, e teve a certificação das participantes e o cadastro de seus currículos no programa Mogi Conecta Emprego.
O cadastro dos currículos foi feito com o apoio de servidores do Mogi Conecta Emprego. Com a inclusão do currículo no sistema, as participantes poderão ser encaminhadas a seleções para as vagas de emprego disponíveis, além de ter à disposição a estrutura da iniciativa.
“Este é um momento de agradecer e parabenizar as mulheres que participaram deste programa nos últimos cinco meses, enaltecendo seus esforços e incentivando seu desenvolvimento profissional para que elas possam alcançar novos voos. São mães, mantenedoras de suas casas que superaram inúmeros desafios para trabalhar em diversos departamentos. A Prefeitura continuará apoiando estas trabalhadoras por meio da estrutura do programa Mogi Conecta”, destacou a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.
O Bolsa Trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os municípios, que tem objetivo de gerar renda, qualificação e empregabilidade para as pessoas em situação vulnerável. As participantes da primeira fase do programa atuaram em diversos setores da Prefeitura, como escolas municipais, unidades de saúde, de atendimento ao cidadão, administrações regionais, unidades do CRAS, conselho tutelar, entre outros. Elas também fizeram cursos de capacitação e receberam bolsa-auxílio de R$ 540,00 por mês.
“O programa é uma oportunidade para as pessoas que precisam trabalhar e também assegura aos beneficiados a participação em cursos de capacitação, que podem fazer diferença em sua empregabilidade futura. Em Mogi das Cruzes, temos o diferencial de apoio com a estrutura do programa Mogi Conecta Emprego após o término do período de atendimento da iniciativa”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.
Ele lembrou ainda que a cidade será beneficiada com outras 100 vagas para a segunda etapa do programa Bolsa Trabalho. As inscrições já foram feitas pela população entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, pela internet, e o Governo do Estado está realizando o processo de seleção dos participantes.
Beneficiados
A atuação no programa Bolsa Trabalho foi destacada pelas participantes que estiveram presentes na cerimônia de encerramento da primeira turma da iniciativa. Para elas, além da oportunidade de geração de renda, o trabalho também foi uma nova vivência profissional, que poderá colaborar no futuro.
“Foi uma experiência muito boa, que vou carregar para a vida e já está no meu currículo. Hoje, se me colocarem em uma escola, sei dar conta do trabalho. E sem contar com a situação financeira que melhorou”, afirmou Renata Cristina Cristovam da Silva, que trabalhou na escola municipal Professora Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson.
Ela reforçou ainda a importância do cadastramento dos currículos no programa Mogi Conecta Emprego para a recolocação no mercado de trabalho. “Preenchi o meu currículo com o auxílio de um atendente. Foi muito importante porque era uma coisa que eu não estava conseguindo. É mais uma conquista”, completou.
O programa Mogi Conecta Emprego pode ser acessado pelo site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br e possui três unidades de atendimento presencial, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba. Atualmente, são cerca de 400 vagas de emprego cadastradas na iniciativa.