Escolas e creches da rede municipal

avançam para nova etapa no atendimento

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 17/11/2021

Escolas e creches da rede municipal avançam para nova etapa no atendimento aos alunos

As escolas e creches da rede municipal de ensino deram mais um passo na retomada das atividades presenciais, na primeira quinzena de novembro. Após um período de ajustes, as unidades escolares adequadas ao protocolo sanitário iniciaram o atendimento de 100% da capacidade das turmas sem a necessidade de distanciamento mínimo. A retomada, feita no período de 8 a 16 de novembro, têm como base os impactos negativos da pandemia na aprendizagem dos estudantes e a melhora significativa nos índices epidemiológicas do município.

Os preparativos começaram no início do mês com a reunião de gestores de escolas municipais e creches subvencionadas. No dia seguinte, as unidades escolares receberam documentos para a organização do retorno 100%: o Decreto 20.469, de 5 de novembro de 2021, que trata da retomada das atividades letivas presenciais sem distanciamento mínimo com tempo de ajuste, o parecer técnico assinado pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Educação e o protocolo de segurança sanitária atualizado, além de respostas às duvidas apontadas na reunião.

“Fizemos junto à Secretaria de Saúde várias considerações sobre a retomada para assegurar o direito à educação e à aprendizagem dos estudantes da rede municipal. A pandemia trouxe efeitos negativos e perdas relevantes no aspecto da aprendizagem. A Unicef aponta que o Brasil retrocedeu 20 anos, os indicadores atuais do País na Educação remetem ao ano de 2001”, disse o secretário de Educação, André Stábile. 

Nas unidades escolares foram mantidos o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, a higienização constante de superfícies e ambientes, o revezamento dos horários de entrada e saída e de intervalos, a medição de temperatura na entrada e na saída e a ventilação adequada dos espaços. O atendimento presencial aos alunos a partir desta terça-feira (16/11) passa a ser de segunda a sexta-feira. O retorno é obrigatório para os estudantes, com exceção dos casos em que o aluno possui comorbidades e as escolas que se encontram em obras para adequação aos protocolos sanitários, como acontece com a EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro, em Jundiapeba.

Mais de 120 unidades escolares da rede municipal de ensino retomaram as atividades 100% presenciais sem distanciamento já no dia 8 de novembro. Uma delas foi a CEIM Sra. Thereza Geraldi de Almeida, em Jundiapeba. A creche precisou passar por adaptações para o retorno das aulas presenciais com a instalação de um espaço destinado exclusivamente ao atendimento de alunos com suspeita de Covid. 

Reorganização
Na EM Des. Armindo Freire Mármora, na Vila Nova Aparecida, a reorganização para o atendimento 100% sem distanciamento começou a partir da reunião de gestores. O primeiro passo foi uma reunião geral com os servidores e na sequência por setores para o realinhamento do trabalho. “A escola é muito grande, é uma engrenagem de muitas pessoas. Não adianta fazermos um combinado com a cozinha que os professores e os agentes escolares não saibam. É um trabalho coletivo que todos constroem juntos”, contou a diretora Claudia Marcia Gomes Santos.

A escola reorganizou a rotina dos funcionários de acordo com os protocolos, desde a recepção dos alunos no portão com a aferição da temperatura até os horários de alimentação, o funcionamento da secretaria e o acompanhamento dos alunos e saída. “Colocamos funcionários em todos os pontos da escola para manter a higienização, principalmente no horário do intervalo, em que eles ficam sem máscara para a alimentação”, observou Claudia. A unidade atende 691 alunos do Infantil III ao 5º ano do ensino fundamental. 

O trabalho pedagógico também foi realinhado para a retomada das aulas presenciais com 100% das turmas. O Conselho de Escola foi comunicado de toda a reorganização da escola e todos os pais receberam um documento com o cronograma de datas até o final do ano letivo, orientações gerais, horários e a organização física das salas. A unidade iniciou o atendimento com todos os alunos nesta terça-feira (16/11).

A EM Pref. Maurílio de Souza Leite Filho, no Jardim São Pedro, também se preparou para o retorno 100% nesta terça-feira (16/11). Uma apresentação baseada nos documentos enviados para as unidades foi feita aos pais e toda a equipe na última sexta-feira, dia 12. “Primeiro nos apropriamos dos documentos para verificarmos o que teríamos que mudar na escola. Estamos construindo confiança. Acho que é isto que temos que passar para os pais, a confiança no retorno. Os grupos de comunicação com eles vão continuar e faremos projetos próprios para o momento”, explicou a diretora Vera Lúcia de Oliveira.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo