da Vila Nova Mogilar devem começar
A região da praça Kazuo Kimura, na Vila Nova Mogilar, deverá começar a receber obras ainda neste ano. O projeto das intervenções, que visa melhorar a fluidez do tráfego no local, foi apresentado no final da tarde de sexta-feira (22/10) pelo prefeito Caio Cunha aos vereadores.
De acordo com o projeto, a atual rotatória será substituída por um complexo viário com cruzamentos, novas vias e transposições, facilitando a circulação de veículos e do transporte coletivo. Serão disponibilizadas novas opções de tráfego, como uma nova rua no terreno que já recebeu a estrutura da antiga Companhia de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes (Codemo) e duas passagens sobre o córrego Lavapés, na avenida Yoshiteru Onishi.
“A região da Vila Nova Mogilar é uma das mais complicadas de Mogi das Cruzes para mobilidade urbana, com congestionamentos que trazem problemas para quem circula com veículos particulares ou no transporte coletivo. As intervenções irão transformar a rotatória em um cruzamento e trarão outras estruturas, que devem diminuir os conflitos e melhorar a fluidez”, afirmou Caio Cunha.
O prefeito lembrou ainda a importância da discussão dos desafios da cidade com os vereadores. “A reunião é parte da diretriz da administração municipal de discutir com a Câmara Municipal, de forma transparente e democrática, as questões e desafios de Mogi das Cruzes para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor”, disse.
As obras na região da praça Kazuo Kimura serão de responsabilidade da Atlântica Construções, Comércio e Serviços, empresa concessionária do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, e representam uma contrapartida ao município para as intervenções a serem desenvolvidas no terminal. Os trabalhos não terão custos para a Prefeitura.
“Na elaboração do projeto, foram utilizados recursos modernos para a contagem dos veículos e também para identificar as rotas de interesse mais utilizadas pelos motoristas. Este trabalho foi desenvolvido em vários dias e durante todo o período, já que a movimentação tem diferenças durante a semana e mesmo durante um único dia. Com isso, foi possível um diagnóstico eficiente e que deve representar melhoria significativa para o trânsito”, explicou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.
De acordo com o projeto desenvolvido, a rotatória existente no encontro das avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi será transformada em um cruzamento com semáforos. Para validar a medida foram desenvolvidas simulações computadorizadas, com base em contagens sobre o fluxo de veículos feitas durante vários dias.
As conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização de uma nova via que será aberta no terreno da antiga Codemo, unindo a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.
Outra opção será a transposição do córrego Lavapés que será construída na altura da rua Newton Straube, que permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico. Duas outras passagens sobre o córrego serão implantadas para atender os motoristas que desejem chegar à Vila Nova Mogilar.
As obras serão realizadas por etapas, com planejamento para minimizar o impacto para os motoristas que circulam pela região.