de serviços odontológicos
Devido ao aumento de registros de problemas relacionados à contratação de serviços odontológicos, o Procon de Mogi das Cruzes orienta os consumidores sobre os cuidados antes da contratação. Só neste ano, já foram cerca de 30 reclamações, de clínicas diferentes.
A contratação destes serviços está relacionada a implantes dentários, próteses e demais serviços congêneres (não se trata de planos odontológicos regidos pela ANS – Agência Nacional de Saúde).
Os principais problemas são: o consumidor não recebe nenhum documento da contratação, falta de clareza na contratação de financiamento, falta de identificação do profissional responsável pelo atendimento (nome completo e CRO) , má prestação de serviço com próteses sem encaixe correto, cor do dente incorreta, com estrutura que machuca o paciente.
Consumidores relataram que algumas clínicas não concluem o serviço, e quando procuram para exigir seus direitos pessoalmente, ou por meio do Procon, descobrem que a clínica fechou, ou que outra foi montada no mesmo lugar, mas essa não assume a responsabilidade pelo tratamento, o que obriga a procurar o judiciário. Situações como essa estão em análise pelo setor de fiscalização do Procon, pois são questões muito sérias que envolvem a saúde dos pacientes.
“A contratação de implantes e próteses, como são serviços mais caros, deve ser muito cuidadosa, é importante que o consumidor procure clínicas bem estabelecidas e de preferência que tenha indicação de quem já utilizou os serviços e conhece o profissional dentista. É bom desconfiar se os preços estão muito baixos” alerta a coordenadora do Procon, Fabiana Bava
Alguns consumidores procuram o Procon apenas com o comprovante de pagamento, sem nenhum orçamento ou detalhamento dos serviços. A orientação é para que nenhum pagamento seja feito se a clínica se negar a documentar toda a contratação.
O Procon recomenda ainda que o consumidor verifique se o valor cobrado cabe em seu orçamento, além de avaliar tudo com muita atenção. É preciso cuidado com a publicidade e o tratamento pessoal que envolve a contratação. Caso o cliente não se sinta confortável, não deve se sentir constrangido em não assinar o contrato.
Orientação do Procon sobre precauções na hora de contratar serviços odontológicos
Para atendimento presencial em uma das unidades do Procon de Mogi, o agendamento é feito pelo site da Prefeitura de Mogi (http://agendamentopac.pmmc.com.br/). Reclamações remotas podem ser feitas pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br e dúvidas e informações podem ser dirimidas pelo telefone 4798-5090.