Caio Cunha anuncia início das obras

de parque e homenagem a Airton Nogueira

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 17/09/2021

Caio Cunha anuncia início das obras de parque e homenagem a Airton Nogueira

Durante o lançamento do Programa de Parcelamento Mogiano (PPM), realizado nesta sexta-feira (17/09), no gabinete (clique aqui para ler sobre o PPM), o prefeito Caio Cunha anunciou para segunda-feira (20/09) o início das obras do parque localizado na avenida Antônio de Almeida, na ligação entre o Nova Mogilar e o Rodeio. Caio Cunha informou ainda que enviará um projeto de lei à Câmara Municipal propondo que o equipamento receba o nome de Airton Nogueira, conhecido comerciante mogiano e membro histórico da tradicional Festa do Divino, que morreu em 2016. 

“Ontem (quinta-feira) pedimos autorização à família para homenagear um grande mogiano, que é o Airton Nogueira. Estamos terminando o projeto de lei para encaminhar à Câmara. As obras começam na segunda-feira e este parque terá uma vocação mais esportiva, ao contrário do Parque Centenário, que possui uma vocação de lazer. A previsão é de que o novo parque seja entregue em setembro do ano que vem”, afirmou o prefeito, ao lado da vice-prefeito Priscila Yamagami Kähler e dos secretários Ricardo Abílio (Finanças) e Leila Alcântara Galvão (Obras).

Viva Mogi

O parque faz parte do conjunto de obras estruturantes do Programa Viva Mogi e terá investimento de R$ 10.826.671,34. O equipamento terá 139.478,04 m² e contará com campo de futebol, quadras de areia, quadra poliesportiva, quadra de tênis, mini quadra de basquete, parcão (espaço destinado a pets), pergolados, Academia da Terceira Idade (ATI), playground, praça de convivência, parkour, paisagismo, drenagem, reservatório de água, pista de caminhada e ciclovia.

O Programa Viva Mogi é uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que agrega valores permanentes, como a qualidade de vida da população e a reconexão dos cidadãos com o município. Esses conceitos serão levados para todas as obras estruturantes da cidade, em todos os distritos e bairros, transformando-se em uma marca permanente da administração.

As intervenções do Viva Mogi beneficiarão inicialmente o distrito de Cezar de Souza. O programa terá financiamento de cerca de R$ 350 milhões, captados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e está dividido em três eixos. Um deles será o socioambiental, que prevê a construção de dois novos parques (Airton Nogueira e outro parque, na avenida Francisco Rodrigues Filho), além da ampliação do Parque Centenário e da recuperação das áreas verdes próximas ao rio Tietê.

Outro eixo é o de mobilidade e desenvolvimento urbano, que inclui a construção da avenida Parque (Corredor Ambiental Ecológico Sustentável - CAES), sistema de vias e intervenção urbanística em Cezar de Souza. Outra ação será a implantação de 30 quilômetros de ciclovias interligando os parques e o Corredor Ambiental Ecológico Sustentável, bem como a construção de uma passarela sobre o rio Tietê. No total, serão 6,2 km de CAES, 3 novas transposições e ciclovias.

O terceiro eixo será o de saneamento básico, que prevê a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, que passará de 142 para 460 litros por segundo. Também serão implantadas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto em Cezar de Souza, além do saneamento ambiental do Córrego Lavapés e Córrego dos Corvos.

Airton Nogueira

A proposta da Prefeitura de Mogi das Cruzes é dar o nome de Airton Nogueira ao parque localizado na avenida Antônio de Almeida. Nascido em Mogi das Cruzes, em 1944, Airton Nogueira foi um cidadão que sempre trabalhou pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. Foi comerciante e teve importante atuação em atividades culturais e comunitárias do município.

Presidiu a Associação Comercial de Mogi das Cruzes e, em 1984, criou o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi das Cruzes e Alto Tietê. Também foi um dos principais membros da tradicional Festa do Divino de Mogi das Cruzes. Atuou como voluntário na preparação do conhecido prato do afogado desde 1976. Em 1998, ao lado da esposa Beth, foi capitão-de-mastro da festa. Atuou como festeiro em 2002, presidiu a Associação Pró-Divino entre 2004 e 2008 e coordenou da barraca do Afogado desde 1998, até sua morte, em 2016. 

Teve ainda participação ativa em várias entidades e associações em Mogi das Cruzes. Foi diretor-fundador da Legião Mirim, diretor da Liga Mogiana de Futebol de Salão, conselheiro do União Futebol Clube e do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC) e membro do Rotary Club Mogi – Centro. Fez parte das diretorias dos Clubes Vila Santista e Náutico. Foi diretor-executivo em Mogi das Cruzes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, além de membro da Regional do Sindicato dos Aposentados de Mogi. Também foi presidente do Conselho da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e por um período esteve no comando da Secretaria de Esportes de Mogi das Cruzes.

Entre 2003 e 2007, foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, tendo papel fundamental na recuperação da unidade hospitalar, que realiza milhares de atendimentos, principalmente para a população mais humilde da cidade. 

Morreu em 2016, vítima de câncer, mas sempre trabalhando e realizando projetos que buscavam o desenvolvimento da cidade. Uma de suas últimas ações foi buscar a instalação de uma unidade do Sesc em Mogi das Cruzes, que foi formalizada em 2020 e que deverá começar a funcionar neste ano.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo