Central aproxima população de serviços
A população de Mogi das Cruzes tem à disposição um novo espaço integrado para serviços e informações sobre empregabilidade e empreendedorismo. Entregue pela Prefeitura no dia 1º de setembro, a unidade do Mogi Conecta no Terminal Central oferece à população diversos serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, dentro da nova diretriz estabelecida pelo programa.
“O Terminal Central é um local de fácil acesso para a população, com opções de transporte coletivo e grande circulação de pessoas todos os dias. Com a nova unidade, a Prefeitura aproxima a estrutura do programa Mogi Conecta dos mogianos que buscam recolocação profissional, qualificação de carreira, geração de renda ou novas oportunidades. Esta aproximação dos serviços públicos com os moradores é uma diretriz da administração municipal, facilitando o acesso”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli.
No espaço, os mogianos têm à disposição o atendimento sobre vagas de emprego disponibilizadas pela Prefeitura. Entre os serviços estão orientações sobre a utilização da plataforma que permite o cadastro de currículos e o encaminhamento para vagas. Os atendentes também auxiliam no cadastramento do currículo do candidato no site mogidascruzes.sp.gov.br/mogiconectaemprego. Todo o atendimento presencial é feito respeitando as regras de prevenção à pandemia de Covid-19.
Os interessados também podem ter acesso a informações e orientações sobre créditos disponibilizados pelo Banco do Povo para empreendedores ou quem deseja investir em um negócio próprio. Ele é um programa de microcrédito produtivo que tem como objetivo promover a geração de emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento econômico. Ele é destinado a empreendedores formais ou informais e os juros variam de 0,35% a 1% ao mês, índices menores que o mercado.
O espaço do Mogi Conecta também oferece uma sala específica que pode ser utilizada em treinamentos e seleções por empresas. Assim, o programa atua no auxílio à empregabilidade da população e na capacitação dos trabalhadores, de forma integrada com os setores produtivos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também está preparando um espaço para ser utilizado no sistema de cowork, a exemplo do que já existe no Polo Digital. No local, os participantes terão à disposição computadores conectados à internet e um local para utilização de seus próprios equipamentos.
A população tem acesso ao Terminal Central pela rua Professor Flaviano de Melo ou pela praça Flávio Furlan, localizada no encontro desta via com a rua Tenente Manoel Alves dos Anjos. Além desta unidade, o programa Mogi Conecta também conta com um espaço de atendimento no Terminal Estudantes, na região do Centro Cívico.