segunda dose contra Covid-19 em Mogi
Mogi das Cruzes não registrou problemas de falta de disponibilidade da segunda dose da vacina contra a Covid-19, até o momento, independentemente do fabricante, ao contrário do que tem sido verificado em outros municípios e Estados. Com a chegada de novas grades ao longo da semana, a vacinação continuará sem intercorrências na cidade.
Entre os motivos apontados pela Secretaria Municipal de Saúde estão o rígido controle do estoque e a logística de distribuição dos três imunizantes que demandam segunda dose (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer), trabalho realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde e por todas as Unidades Básicas de Saúde.
“Não é fácil realizar esse controle e organizar a logística em um município extenso como Mogi das Cruzes, mas temos uma equipe muito empenhada e competente em toda a Rede, o que tem garantido sucesso dos trabalhos”, explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.
Outro diferencial está no agendamento online para aplicação das doses no www.cliquevacina.com.br . A qualquer momento, o munícipe pode consultar o sistema e encontrar novas vagas disponibilizadas ou remanescentes. Além disso, o sistema permite o planejamento dos trabalhos, evitando desperdícios de doses.
Mesmo tendo adiantado, por diversas vezes, as datas de primeira aplicação, Mogi das Cruzes não registrou atrasos na segunda dose. Até o momento a Prefeitura já aplicou 522.685 doses, das quais 324.357 primeiras doses, 188.009 segundas doses e 10.058 doses únicas. Houve, ainda, 261 doses de reforço ou terceiras doses aplicadas em idosos com 85 anos ou mais.
“Nossos cuidados desde o início da vacinação em relação à logística, prazos de validade dos imunizantes, controle do estoque e guarda da segunda dose, assim como o empenho de todos os Departamentos da Secretaria de Saúde e dos colaboradores nas UBSs na aplicação dos imunizantes justificam o sucesso no controle da pandemia”, afirma a secretária.