Agenda ambiental estimula ações de

sustentabilidade da administração

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 02/09/2021

Agenda ambiental estimula ações de sustentabilidade da administração pública

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente vem realizando Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa que está em fase de implementação na Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com todas as 18 secretarias municipais, Procuradoria Geral do Município, Semae e Iprem. O objetivo é promover a conscientização ambiental e a mudança na cultura do uso da energia elétrica, da água, do papel, do combustível, dos recursos naturais, estimulando a sustentabilidade no dia-a-dia.

O Comitê de Implementação e Programação já foi criado e a adesão do município à A3P, encaminhada ao Ministério de Meio Ambiente. Foram realizadas reuniões com os representantes de todas as secretarias municipais, abordando a importância do tema.

A diretora da Secretaria Municipal do Verde, Suely Mitie Kusano, explica que o programa já está sendo implantado, de forma piloto, na própria secretaria. Os funcionários estão engajados em economizar papel, energia elétrica, água e combustível. Eles também estão coletando todos os resíduos sólidos recicláveis, inclusive trazendo de casa, para serem destinados à cooperativa que atualmente opera no município e aos três ecopontos de Mogi das Cruzes.

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) define uma série de boas práticas, também chamadas eixos temáticos: uso racional e reuso do papel, uso racional da água, uso racional da energia elétrica e eficiência energética, gestão de resíduos sólidos – coleta e destinação para reciclagem, tecnologia da informação aplicada à sustentabilidade, tecnologia de equipamentos, uso racional da madeira, construções sustentáveis, qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores, mobilidade e transporte, além de compras e licitações sustentáveis.

Na previsão do cronograma, o programa deverá ser finalizado até o dia 23 de setembro, para que o Comitê realiza a análise até o dia 30 de setembro e a redação final esteja concluída até o dia 5 de outubro. O documento será submetido à deliberação do Conselho Municipal de Meio Ambiente na reunião agendada para o dia 14 de outubro.

De acordo com a diretora Suely Mitie Kusano, com a efetiva implantação da A3P espera-se uma substancial economia no consumo da Administração Pública, sem perder a eficiência do serviço público oferecido aos mogianos. O cumprimento das determinações também faz parte das ações de Mogi das Cruzes para a certificação no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo