gratuitas de fotografia e cinema
As atividades online do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, continuam acontecendo e podem ser desfrutadas por artistas e todos os interessados de Mogi das Cruzes. Entre esta e a próxima semana, há duas oficinas na programação, sendo uma de fotografia e a outra de cinema. Todas são gratuitas e transmitidas de forma online, via Zoom.
A oficina de fotografia é destinada a pessoas com idade a partir dos 16 anos e acontece todos os dias desta semana, até sexta-feira. A ação é voltada para fotógrafos amadores e profissionais, artistas e interessados no assunto. Intitulada Conexões Fotográficas, ela é comandada por Natália Tonda e tem duas horas de duração, sempre das 19h às 21h.
A proposta é apresentar um breve panorama da fotografia moderna brasileira à contemporânea e incitar uma reflexão desse tipo de arte para além do campo comercial. A oficina será dividida em dois blocos, sendo o primeiro destinado à fotografia moderna e o segundo para a contemporânea e o fotojornalismo atual. Haverá também debate entre os participantes, que terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos a respeito do tema.
Natália Tonda é fotógrafa de formação e professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo). Atuou como produtora nos seminários do MASP (São Paulo, SP), trabalhou como fotógrafa da 29º Bienal de Artes de São Paulo e também atuou com produção cultural na exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo, bem como na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente, ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos e cinematográficos.
Já na próxima semana, será realizada de segunda a sexta-feira a oficina “A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano”, com Carlos Primati. A atividade também é voltada para pessoas com idade a partir dos 16 anos e será sempre das 15h às 17h.
A proposta da palestra é demonstrar como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, gerando a reflexão sobre o que é “monstruoso”. A partir da atividade, a intenção é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema, passe a ver esses filmes sob ângulos mais complexos ou desenvolva suas próprias pesquisas e estudos dentro do tema.
Carlos Primati é pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão. Também colaborou com a exposição sobre Hitchcock no MIS e integra a equipe de oficineiros do Pontos MIS há alguns anos, inicialmente com viagens presenciais e, a partir de 2020, com criação de conteúdo para o canal do projeto no YouTube.
Links de inscrição (o interessado deve escolher um dia para se inscrever)
Oficina Conexões Fotográficas com Natália Tonda
Oficina A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano com Carlos Primati