iniciam autuações nesta quarta-feira
Os equipamentos de fiscalização eletrônica de Mogi das Cruzes iniciam as autuações a motoristas infratores a partir desta quarta-feira (02/06). Durante a primeira semana de funcionamento, a operação dos radares estava sendo feita de forma orientativa, sem a aplicação de multas.
Todos os locais que contam com os equipamentos receberam sinalização indicativa sobre a fiscalização e o limite de velocidade a ser respeitado pelos condutores. Além disso, faixas para alertar e conscientizar motoristas e pedestres também foram implantadas pela Prefeitura nos pontos, para dar transparência ao funcionamento.
A fiscalização eletrônica faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para melhorar a segurança viária no município. Os trabalhos compreendem ações integradas de sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito. De acordo com pesquisas internacionais, cerca de 97% dos acidentes com mortes são causados por falha humana. O excesso de velocidade é um dos principais fatores envolvidos nestas ocorrências.
As ações estão apresentando resultados positivos neste início de ano. Considerando o primeiro quadrimestre, houve uma redução de 12,5% no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais em 2021 com relação a 2020, de acordo com dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado.
Os aparelhos que estão em operação e passarão a autuar os motoristas infratores compreendem dispositivos para controle de velocidade, para fiscalização em passagem em semáforo vermelho, fiscalização de restrição de circulação e barreiras educativas, que não multam (veja relação detalhada abaixo). A definição dos locais foi feita mediante análise técnica da Secretaria Municipal de Transportes. Os levantamentos levaram em conta as características das vias, os riscos para pedestres e motoristas e o número de acidentes registrados nos locais.
Alguns equipamentos, no entanto, permanecerão não fazendo autuações. São os casos das barreiras educativas instaladas na rodovia Pedro Eroles 1.060 (Mogi-Dutra) sentido centro-bairro, na avenida Lourenço de Souza Franco 1.215 (sentido centro-bairro), 1.231 (sentido bairro-centro), 2.265 (sentido bairro-centro) e 2.442 (sentido centro-bairro) e na avenida Guilherme George 2.336 (nos dois sentidos).
Além disso, por uma decisão da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o radar estático, popularmente conhecido como “móvel”, não será utilizado para autuação de motoristas. Ele será voltado, quando necessário, para ações de engenharia de tráfego, com contagem de veículos e estatísticas.