vacinação contra a Covid
A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com a realização de reuniões para orientação sobre normas técnicas, aplicação e manejo das vacinas contra o novo coronavírus. Nesta terça (26/1), os encontros foram realizados com responsáveis de Postos de Saúde, unidades do Programa Saúde da Família e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Na semana passada, quinta (21) e sexta-feira (22), a equipe da Vigilância Epidemiológica esteve reunida com representantes de hospitais públicos e privados, pronto socorros e pronto atendimentos, profissionais do Samu e responsáveis pelas unidades de referência para atendimento de pacientes Covid-19.
“Nosso objetivo é informar todos os detalhes e procedimentos técnicos relacionados à vacinação contra o novo coronavírus, esclarecendo dúvidas dos profissionais”, explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. As doses são liberadas para que os próprios serviços imunizem seus colaboradores, priorizando quem está na linha de frente.
Nesta terça-feira (26/01), Mogi das Cruzes recebeu o segundo lote de vacina contra a Covido-19. Desta vez, vacinas de Oxford, produzidas pela Astrazeneca, importadas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Governo Estadual, para seguir o processo de vacinação. São mais 4.020 doses imunizantes, somadas às 5.240 recebidas no último dia 20. Até o segunda-feira (25/01), 1.207 doses foram aplicadas.
É importante ressaltar que o município segue todas as determinações dos Governos Estadual e Federal para a aplicação da vacina. As próximas fases dependem do envio de novas remessas, mas a Secretaria Municipal de Saúde fará ampla divulgação pelos canais oficiais e meios de comunicação. Por enquanto, não há doses disponíveis para nenhum grupo nos postos de saúde.