Programa Município VerdeAzul
Mogi das Cruzes conquistou pela terceira vez a certificação do Programa Município VerdeAzul e pela quarta o Prêmio André Franco Montoro. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), o programa reconhece a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas. O anúncio dos municípios certificados ocorreu na manhã desta quinta-feira (17/12), por videoconferência. Mogi das Cruzes ficou na 26ª posição, com 90,39 pontos.
O prefeito Marcus Melo esteve na Secretaria do Verde logo que que o anúncio foi feito e parabenizou a equipe de funcionários, que acompanhou o evento de transmissão do resultado do prêmio: “O respeito ao meio ambiente é um dos eixos da nossa administração e a conquista de mais uma certificação do Programa Município VerdeAzul mostra que o trabalho foi muito bem feito. O crescimento econômico é necessário e importante, mas sempre com total respeito à natureza. Nossa premiação é uma demonstração de que conseguimos cumprir esses objetivos, sempre proporcionando qualidade de vida para a população”, frisou.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, comemorou a conquista: “Estamos muito felizes e com o sentimento do dever cumprido. O prefeito Marcus Melo criou um grupo intersecretarial no início do mandato e desde então as ações foram realizadas de forma conjunta, sempre com o objetivo de proporcionar resultados práticos para os mogianos, que aconteceram efetivamente, tanto que garantiram mais uma premiação ao município. A Secretaria de Verde construiu um legado de programas, ações e de consciência ambiental em Mogi das Cruzes e ganharmos três certificações do Governo do Estado é uma prova de que estamos no caminho certo”, disse.
Crescimento gradativo
O Programa Município Verde Azul foi criado em 2007 e Mogi das Cruzes participa da iniciativa desde 2011. De acordo com o secretário, as certificações mostram a qualidade do trabalho realizado pela Prefeitura, que vem aprimorando as ações de forma gradativa. Iniciativas como arborização, educação ambiental e evolução nos índices de saneamento estão entre os que garantem o crescimento contínuo da cidade no programa. Além disso, ações como cálculo e neutralização de pegadas de carbono e recuperação ambiental de nascentes também colaboram para a pontuação mogiana.
Da 341ª colocação em 2011, a cidade evoluiu em 2012 (299º lugar), em 2013 (252º lugar), em 2014 (202º lugar), em 2015 (172º lugar), em 2016 (134º lugar) e em 2017 (63º lugar, o que garantiu a conquista do Prêmio Franco Montoro). Em 2018, a 58ª colocação assegurou a certificação inédita ao município, além de mais um Prêmio Franco Montoro. Em 2019, Mogi das Cruzes obteve inicialmente a 54ª posição, que foi revista para a 25ª após um recurso apresentado pela Prefeitura e acatado pelo programa, além de mais um prêmio Franco Montoro.