protocolos sanitários
O Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômica da Prefeitura de Mogi das Cruzes revisou os protocolos sanitários disponíveis na página de Flexibilização no portal da Administração Municipal. Os documentos atualizados já estão disponíveis no site, onde também constam as novas medidas referentes à fase 3 – Amarela do Plano São Paulo, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo, que estão em vigor a partir desta segunda-feira (07/12).
Os protocolos foram elaborados em conjunto pela Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e pelo Comitê Gestor com a participação dos representantes dos diferentes setores e são atualizados constantemente. “Desde a sua primeira emissão, os protocolos sanitários vem passando por readequações, não apenas pela mudança de fase do Plano São Paulo e evolução da pandemia, mas observando procedimentos que se mostram ineficientes para a segurança e controle sanitários”, explicou o responsável pelo Comitê, o vice-prefeito Juliano Abe.
Receberam alterações os protocolos dos setores de academias, agricultura, eventos e entretenimento e bares, restaurantes e similares. No setor de eventos e bares e similares, fica mantida a necessidade de distanciamento de 1,5 m entre as mesas e está limitada a ocupação de até 10 pessoas por mesa, além da vedação da presença de pessoas em pé. No caso do autosserviço, foi retirada a necessidade do uso de luvas, priorizando a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
No caso dos estabelecimentos que não dispunham de protetor salivar no autosserviço, há agora a alternativa da higienização das mãos pelos clientes, sendo possível tanto a presença de um funcionário, como antes era exigido, como também a destinação de um local para que o cliente lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel.
Para as academias está permitido o uso de chuveiros com o devido distanciamento e o respeito à taxa de ocupação dentro dos vestiários. Locais como saunas, banhos turcos e similares devem ser higienizados por completo, antes e após o uso de cada cliente. É obrigatório também manter o sistema de agendamento prévio. No setor de agricultura, houve ajustes no texto do protocolo sanitário com a readequação de subsetores para melhor compreensão.
É importante ressaltar que as demais disposições dos protocolos continuam mantidas, em especial as normas de higiene, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social. Os documentos são revisados pelos integrantes do Comitê Gestor, que é composto por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento e Saúde, incluindo o Departamento de Vigilância em Saúde, além do Gabinete e Câmara Municipal. Confira no link abaixo a tabela com as medidas para fase 3 - Amarela. (Kelli Correa Brito)