recuperação de nascentes Vila Suissa
Como parte das atividades do Programa Município VerdeAzul, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realiza neste início de agosto mais um projeto de recuperação de nascentes em áreas públicas. O trabalho vem ocorrendo nas nascentes localizadas na Vila Suíssa, na rua Pedro Genovês, onde os técnicos localizaram o início de cursos d'água importantes que, curiosamente, são direcionados para a bacia do Rio Paraíba do Sul.
Mogi das Cruzes está situada entre duas grandes bacias hidrográficas, a do rio Tietê e a do rio Paraíba do Sul. Boa parte das nascentes que estão na face norte da Serra do Itapeti e em regiões como Cezar de Souza e Sabaúna drenam suas águas para bacia do rio Paraíba do Sul, enquanto o grande manancial de abastecimento da região, a bacia do rio Tietê, recebe as águas das nascentes situadas na face sul da Serra do Itapeti e outras regiões.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a Programa Município VerdeAzul é uma das prioridades de Mogi das Cruzes: “Criamos um grupo de trabalho permanente para cumprir as exigências do programa e essa decisão tem sido um fator determinante para o bom resultado da cidade no programa. Após nosso recurso, Mogi das Cruzes saltou do 54º lugar para a posição de 25º município do Estado de São Paulo em Gestão Ambiental no ano de 2019”, explica. O secretário ainda acrescenta que a cidade “está trabalhando para conseguir uma nova certificação em 2020”. Vale lembrar que o município já conquistou duas certificações do programa, além de três prêmios Franco Montoro.
O diretor André Miragaia ressalta a capacidade produtora de água da cidade: “Mogi das Cruzes é um município singular no Estado de São Paulo, pois produz água para duas das bacias hidrográficas mais importantes do país: a do Alto Tietê Cabeceiras, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, e também a do rio Paraíba do Sul, que fornece água para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, detalha.
Segundo o coordenador do Programa Município Verde Azul da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Emerson Mochizuki, até o momento já foram plantadas mais de 200 árvores nativas no local das nascentes: “Isso vai aumentar a cobertura vegetal e garantir a proteção dessas nascentes contra processos erosivos. Já foram plantadas mudas de sangra d’água, pau-jacaré, café de bugre, pata de vaca, alecrim do campo e maricá”, comenta.
A previsão é de que o plantio de mudas no entorno das nascentes, bem como nas margens do curso d'água, tenha continuidade com o Programa Município Verde Azul. O secretário Daniel Lima observa que ações como esta mostram que Mogi das Cruzes é uma cidade comprometida com o meio ambiente e a participação ativa em ações como o programa do governo paulista se reverte em iniciativas práticas que asseguram a sustentabilidade da cidade. (Marco Aurélio Sobreiro)