ônibus para substituir veículos antigos
O prefeito Marcus Melo acompanhou, na manhã desta quinta-feira (18/06), a apresentação de 20 novos ônibus da empresa Princesa, que passam a atender o sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes. Os novos veículos, que substituem outros mais antigos, completam a renovação da frota municipal prevista para este ano.
“Manter ônibus novos e em boas condições para a população é uma preocupação constante da Prefeitura para garantir mais qualidade para o transporte coletivo. Hoje, estamos apresentando novos ônibus e, com eles, a idade média da frota de Mogi das Cruzes chega a 2 anos e 7 meses, uma das mais baixas do estado de São Paulo”, afirmou o prefeito Marcus Melo.
Os novos ônibus começam a circular nas linhas de Mogi das Cruzes nesta sexta-feira (19/06) e atenderão 11 linhas do transporte coletivo municipal. Serão beneficiadas as linhas C207 (Parque Olímpico), C404 (Conjunto Toyama), C405 (Conjunto Cocuera), C501(Cezar de Souza via Fatec), C502 (Cezar de Souza – Dante Jordão), C602 (Botujuru – Vila São Paulo), C691 (Sabaúna), C801 (Jardim Aracy), E208 (Vila São Sebastião – Vila Cléo), E510 (Vila Suíssa) e E512 (Vila Aparecida).
Os ônibus apresentados nesta quinta-feira fazem parte de um total de 47 ônibus destinados à renovação da frota do transporte coletivo em Mogi das Cruzes. No dia 19 de março, a empresa CS Brasil já havia apresentado 27 novos veículos, que já estão operando.
A renovação constante da frota é uma das ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes para a melhoria do sistema de transporte coletivo na cidade. Os ônibus mais novos garantem mais qualidade, pontualidade e conforto para os passageiros, além de apresentarem menor risco de quebras ou problemas técnicos.
O sistema municipal de transporte coletivo conta com 85 linhas e, desde o início das restrições para o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus vem tendo acompanhamento intensificado pela Secretaria Municipal de Transportes, que verifica a necessidade de adequações. Na última terça-feira (16/06), foram transportados 48.661 passageiros, um índice 65,87% menor que no dia 9 de março, quando começou o acompanhamento e eram transportados 142.603 passageiros.
Paralelamente, desde o início da crise causada pela pandemia, foi intensificado o trabalho de limpeza nos ônibus do sistema de transporte coletivo, sob responsabilidade das empresas, e dos Terminais Central e Estudantes. Somente para os dois terminais, 18 funcionários de limpeza trabalham em turnos para garantir a adequada limpeza dos locais. Além disso, os terminais também são atendidos pelos serviços de desinfecção realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.