gera empregos em Mogi das Cruzes
O prefeito Marcus Melo visitou, nesta quarta-feira (10/06), a unidade da AGCO-Valtra em Mogi das Cruzes, que iniciou uma nova operação na cidade. A montagem de pulverizadores e de colheitadeiras para cana de açúcar passaram a ser feitas na fábrica localizada no distrito de Braz Cubas e já representou a criação de 50 novos empregos, com possibilidade de ampliação nos próximos meses.
“Conseguimos a vinda desta unidade para Mogi das Cruzes, que já criou 50 empregos mesmo neste período de crise e tem a possibilidade de, em agosto, gerar até mais 150 empregos. Quero agradecer por a empresa acreditar e continuar investindo em nosso cidade”, destacou Marcus Melo.
A unidade responsável pela montagem de pulverizadores e de colheitadeiras era disputada por outros municípios, mas a direção da empresa escolheu instala-la em Mogi das Cruzes. Ela ocupa uma área de cerca de 15 mil metros quadrados no imóvel da empresa na cidade. As operações da nova unidade já foram iniciadas.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou intensamente das negociações para trazer a nova unidade para a cidade, gerando mais empregos e renda para o município. Para isso, também foram feitas adequações viárias que irão facilitar o escoamento da produção.
“Em parceria com a iniciativa privada, estamos buscando alternativas pra retomar nossa economia e gerar empregos”, completou o prefeito.
Atualmente, o grupo AGCO tem seis fábricas no Brasil. A Valtra é hoje uma das maiores fabricantes e também exportadoras de máquinas agrícolas do país. Os produtos são reconhecidos por seu baixo custo de manutenção, aliado a alta tecnologia e facilidade de operação.
A empresa se instalou em Mogi das Cruzes em 1960, ainda com o nome Valmet. Em 2001, a Valtra foi incorporada pelo Grupo AGCO, que também detém marcas como a Massey Ferguson. Em outubro de 2018, foi inaugurada a primeira linha de produção de grupos geradores de energia elétrica no polo tecnológico da empresa em Mogi das Cruzes. A planta mogiana também abriga o único laboratório de controle de emissões da agroindústria e as linhas de fabricação dos tratores Valtra e dos motores AGCO Power.
A empresa incorporou à planta de cidade soluções da Indústria 4.0, como impressoras 3D e veículos autônomos (AGVs), e foi pioneira na inserção do Google Glass na inspeção de qualidade.