30 mil acessos no período de suspensão
A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes registrou desde o início da suspensão das aulas devido à pandemia, mais de 30 mil acessos ao game educacional Migo, desenvolvido por técnicos e educadores da rede municipal de ensino para aprendizagem de inglês a partir dos três anos. A plataforma possui uma área de acesso livre, que pode ser usada por alunos de outras escolas da cidade sem que seja preciso fazer o login.
A média diária de acessos tem ficado entre 500 e 1 mil usuários. Neste mesmo período, os usuários logados realizaram 15.485 atividades no sistema. “Este número deve ser bem maior já que não registramos as atividades realizadas na área livre. É uma ferramenta, criada por nossos técnicos e educadores, que tem ajudado as crianças na aprendizagem e, em especial, na introdução ao inglês”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.
“Achei muito bom todo mundo poder jogar. Falei do jogo com meus amigos e com a minha prima que eles também podem jogar, gostei bastante”, contou Heitor Yuiti Saito Facchini, 9 anos, que está no 4º ano do ensino fundamental da rede particular. A mãe de Heitor, a professora Roberta Okubo, também aprovou a iniciativa. “O Migo ajudou que ele mantivesse uma rotina de estudos mesmo sem ainda ter as atividades da escola. Eu acompanhava as atividades dele e achei bastante interessante a parte dos gráficos, a questão dele se sentir desafiado e aprender brincando”, disse.
Dentre os alunos da rede municipal, o destaque é para o aluno Henrique Horita de Oliveira, 10 anos, do 5º ano A da EM Cel. Almeida, no Centro, que realizou 316 atividades. “Eu gosto bastante das lições e da história. Uma que eu é gosto bastante é uma frase e você tem que colocar na ordem. Eu indico para todo mundo é bem legal, dá para aprender bastante”, contou o estudante. Entre os cinco primeiros estão os alunos Rebeca Fonseca Silvestre, do 3º ano C e Raul Antonio Fonseca Silvestre, do 1º ano C do Cempre Profa Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba e Rafaela Nunes de Sales e Luan Neves Nunes, do 5º ano A, da EM Dr. Isidoro Boucault, na Vila da Prata.
O game está disponível no site www.migo.se-pmmc.com.br ou pelo aplicativo na Play Store. O acesso para alunos de outras redes e da educação infantil na rede municipal é pela área livre, é só clicar no Play. Para os alunos do ensino fundamental das escolas municipais, o login de acesso é o RA do aluno e a senha é a data de nascimento. (Kelli Correa Brito)