levantamento da amostragem de testes
A Secretaria Municipal de Saúde está finalizando a tabulação dos dados da amostragem de 1 mil testes rápidos da Covid-19 realizados em toda a cidade. As coletas de materiais e os cadastros foram concluídos no último final de semana.
O objetivo é saber qual é a parcela da população que teve contato com o vírus, ainda que não tenha desenvolvido sintomas. O levantamento é conhecido como estudo randomizado e nele se testa as pessoas sem escolha prévia.
Os testes rápidos são exames de sangue, como os testes de glicemia, onde é preciso fazer um pequeno furo no dedo do indivíduo e o resultado fica pronto em até 30 minutos. Os munícipes que testaram positivo serão monitorados e já estão sendo contatados pela Vigilância Epidemiológica.
“Fizemos a coleta de material em pouco mais de mil pessoas porque precisávamos equalizar os dados por região, sexo e idade”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, lembrando que a amostragem é um estudo científico que apontará a situação epidemiológica da cidade. Dentro de 21 dias, as mesmas pessoas vão ser testadas novamente.
Hospital de Campanha
A montagem do Hospital de Campanha está praticamente concluída, apenas com a finalização de alguns serviços terceirizados, como gases medicinais, geradores e outros detalhes, mas a unidade entrará em funcionamento somente quando o Centro de Referência do Coronavírus do Hospital Municipal estiver com 70% de ocupação. A taxa atual de ocupação é de 37,5%.
O Hospital de Campanha está instalado na avenida Cívica e terá capacidade para 200 leitos que serão disponibilizados de forma gradual, conforme a demanda da cidade, A unidade servirá de retaguarda para os hospitais da cidade com leitos de enfermaria, ou seja, para pacientes leves e moderados. Para casos mais graves e pacientes que precisam de terapia intensiva, a referência é o Centro de Referência do Coronavírus implantado no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.