3 mil refeições em seus horários
O restaurante Bom Prato de Mogi das Cruzes serviu 3.100 refeições em sua primeira semana de funcionamento em horários diferenciados. Desde o dia 1º de abril, todas as unidades do Estado de São Paulo ampliaram seus serviços com a oferta de jantar e abertura aos fins de semana e feriados. A decisão do governo estadual é para atender principalmente pessoas em situação de rua e famílias em extrema vulnerabilidade social durante o estado de calamidade pública decretado para combater a pandemia do novo Coronavírus.
As refeições são servidas em embalagens descartáveis, já que não é possível se alimentar nas próprias unidades. Em Mogi das Cruzes, o Bom Prato fica na rua Professor Flaviano de Melo, 378, Centro.
O número de 3.100 refeições diz respeito apenas ao horário diferenciado (não entra nesta soma as refeições servidas no almoço de segunda a sexta, que é o horário normal de funcionamento). No sábado e no domingo (dias 4 e 5 de abril) também foram servidos 358 cafés da manhã.
Nas unidades do Bom Prato, as refeições custam R$ 1 no almoço, R$ 1 no jantar e R$ 0,50 no café da manhã.
Desde o dia 24 de março todos os 645 municípios do Estado de São Paulo estão em quarentena como forma de prevenção à propagação do Coronavírus. A medida, que inicialmente tinha validade de 15 dias e foi prorrogada até 22 de abril, impõe o fechamento de estabelecimentos comerciais que não estejam entre os serviços essenciais, como alimentação, saúde, abastecimento, limpeza urbana, segurança pública e bancos.
Pelo decreto, todos os comércios que realizam atendimento presencial, incluindo bares, restaurantes, cafés e lanchonetes, devem permanecer fechados. Estabelecimentos que servem alimentos e bebidas em mesas ou balcões só podem atender pedidos por telefone ou por serviços de entrega.
Na área de saúde, ficam isentos da quarentena os hospitais, clínicas médicas e odontológicas e farmácias. Já no setor de abastecimento e serviços, continuam abertos os postos de combustíveis, oficinas mecânicas, transporte público, táxis, transporte por aplicativos, serviços de call center, pet shops e bancas de jornais.
Outros setores que podem continuar oferecendo serviços durante a quarentena são as empresas de segurança privada, limpeza urbana, manutenção e zeladoria, além de bancos, lotéricas e correspondentes bancários, indústrias, construção civil, e lojas de materiais de construção (veja mais detalhes abaixo). (Julio Nogueira)
COMÉRCIO
Todas as lojas com atendimento presencial devem continuar fechadas. No entanto, os estabelecimentos podem atender por aplicativos ou por serviços online.
ALIMENTAÇÃO
Bares, restaurantes, cafés e lanchonetes devem fechar, podendo atender somente por delivery ou drive-thru. Supermercados, hipermercados, açougues e padarias podem funcionar, mas não é permitido o consumo dentro do estabelecimento durante a quarentena.
ABASTECIMENTO
Transportadoras, armazéns, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center e bancas de jornais podem atuar normalmente.
PET SHOPS
Podem comercializar alimentos e medicamentos veterinários, já que são essenciais para a saúde dos animais.
SERVIÇOS DE SAÚDE
Hospitais, clínicas – inclusive as odontológicas – e farmácias podem continuar funcionando.
INDÚSTRIA
Continuam operando normalmente e devem seguir as recomendações para adequar os estabelecimentos às orientações dos órgãos competentes.
CONSTRUÇÃO CIVIL
O setor e as lojas de materiais de construção devem continuar operando com os devidos cuidados sanitários para proteger e amparar funcionários.
BORRACHARIAS E OFICINAS MECÂNICAS
Devem continuar funcionando para que veículos de transporte, como ambulância e carros de polícia tenham suporte.
POSTOS DE COMBUSTÍVEL
Funcionam normalmente e podem vender produtos elaborados ou não perecíveis, sem consumo no local.
PODEM OFERECER SERVIÇOS
- Empresas de segurança privada
- Empresas de limpeza
- Manutenção e zeladoria
- Bancos
- Lotéricas
- Hotéis
SERVIÇOS DE BELEZA
Cabeleiros, barbeiros, manicures e pedicures podem prestar atendimento apenas nas casas dos clientes, desde que usem equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, e não apresentem sintomas de gripe.