idosos, profissionais saúde e segurança
Nesta sexta-feira (03/04) não há vacinação drive-thru no Pró-Hiper, mas a dose continua disponível em todas as unidades de saúde da cidade. Até o dia 15 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Gripe atende trabalhadores da saúde, pessoas a partir dos 60 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento, como policiais civis e militares, polícia científica, bombeiros, forças armadas, guarda municipal e defesa civil.
A partir do dia 16, novos grupos prioritários serão incluídos, conforme calendário do Ministério da Saúde, entre eles pacientes com doenças crônicas. As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.
Até o momento, o município já aplicou 52.027 doses de vacina contra a gripe. Deste total, 39.616 imunizados são idosos, o que representa mais de 90% da cobertura vacinal para o grupo, 10.389 profissionais de saúde e 336 profissionais das forças de segurança.
A vacina não previne a Covid-19, mas é muito importante porque pode ajudar a evitar a superlotação de serviços de saúde. Além disso, idosos e imunodeprimidos estão entre os grupos prioritários porque são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações. A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe comum da Covid-19 e pode contribuir na conduta médica.
De acordo com a programação do calendário nacional, que prevê a imunização para professores, profissionais das forças de segurança, pacientes com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas. Lembrando sempre que o cumprimento do cronograma depende da reposição das doses. Informações pelo SIS 160.