esclarecimentos sobre Covid-19
O prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, participaram do Programa Câmara em Debate, realizado em edição especial, nesta quinta-feira (20/03), para abordar a questão da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O programa, mediado pelo vereador Mauro Araújo, contou com a presença do presidente da Casa, Sadao Sakai, dos vereadores Otto Rezende, Antonio Lino, Carlos Evaristo.
Durante o programa, Marcus Melo destacou todas as medidas que foram adotadas pelo município para prevenir e combater a proliferação do Coronavírus na cidade. “Temos muitas dúvidas e já tomamos várias medidas dentro daquilo que os nossos profissionais da cidade estão entendendo corretas. Estas medidas foram tomadas de acordo com o que já foi presenciado em outros países. É um momento de união, reflexão, um momento que temos falado a todos que fiquem em suas casas”, ressaltou Melo.
O prefeito falou sobre a reunião que teve com os membros do Condemat -Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê e anunciou as medidas acordadas pelas cidades da região. Ele explicou que cada cidade vai adequar as orientações de acordo com suas características e especificidades. As principais medidas são: redução gradativa da frota do transporte público; redução do horário do funcionamento de bares e restaurantes, casas noturnas e casas de show; recomendação para suspensão dos cultos e missas presenciais; recomendação para redução de pessoas nos velórios; suspensão das feiras noturnas.
Ainda sobre as medidas tomadas pela administração pública, o prefeito falou sobre ação realizada pelo Procon para fiscalizar os estabelecimentos que estão se aproveitando da situação para aumentar o valor dos produtos mais procurados, como álcool gel e máscaras. “Vamos reforçar a fiscalização para garantir que os comércios vendam estes produtos a um preço justo, sem abusos ao consumidor”, afirmou.
Já o secretário de Saúde, Henrique Naufel, explicou quais foram as medidas que a pasta está tomando para conter o vírus. “Montamos uma rede muito bem estruturada, o Hospital Municipal passou a ser a nossa rede de referência para o Covid-19. Suspendemos não somente as cirurgias do município, mas todas as cirurgias eletivas, inclusive da saúde suplementar. Estamos nos preparando para uma possível guerra”, explicou.
O secretário também informou que atualmente Mogi das Cruzes conta com 89 leitos de UTI disponíveis para o atendimento dos casos do Covid-19. Naufel também informou que a município liberou a área de enfermaria do Hospital Municipal para internação, medida que pode expandir o número de leitos disponíveis.
Ao longo do programa, tanto o secretário quanto o prefeito, alertaram a população sobre a necessidade dos cidadãos ficarem em casa para conter o avanço do vírus. “Se possível, não saiam de casa. Muita gente vai se infectar, mas não vai apresentar nenhum sintoma grave. 20% vai apresentar a doença e desses 20%, 5% vai apresentar doença grave. É pra esses 5% que a gente está se preparando”, explicou o secretário.
Ao término, o presidente da Câmara anunciou que no Legislativo, a partir do próximo dia 23 (segunda-feira), somente funcionarão os serviços essenciais.
Programa Câmara em Debate
Para acompanhar na íntegra, o programa será reprisado durante os próximos dias no Canal da TV Câmara, (7 da Net/Claro ou canal 60.2 UHF). Os cidadãos também poderão ver o programa no Canal do Youtube da TV.