326 vagas remanescentes em creches
De 9 a 13 de março, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes receberá as inscrições para 326 vagas remanescentes em creches da cidade. As vagas são de setores em que já foram atendidos os alunos que aguardavam vagas e atendem determinadas idades. Crianças que ainda não estão cadastradas no Cadastro Municipal Unificado (CMU) também poderão ser inscritas e o atendimento será feito conforme o surgimento de vagas. As inscrições poderão ser feitas em todas as creches da cidade das 8 horas do dia 9 de março às 17 horas do dia 13.
Estão disponíveis 195 vagas para berçário (0 a 11 meses), 11 para Inicial (1 ano a 1 ano e 11 meses), 8 para Infantil I (2 anos a 2 anos e 11 meses), 49 para Infantil II (3 anos a 3 anos e 11 meses), 25 para Infantil III (4 anos a 4 anos e 11 meses) e 38 para Infantil IV (5 anos a 5 anos e 11 meses). A criança deve ter a faixa etária completa para a turma até 31 de março deste ano. A relação completa de vagas está disponível no link abaixo.
Para fazer a inscrição, o responsável deverá apresentar a certidão de nascimento da criança, CPF do responsável, comprovante de residência, declaração de trabalho, se tiver e comprovante de rendimento. Se houver maior procura que as vagas oferecidas, as inscrições farão parte do CMU, lista única de espera para educação infantil em período integral na cidade. Aqueles que já se inscreveram em edições anteriores não precisam refazer o processo, apenas atualizar os dados se houver mudanças.
O cadastro organiza a classificação dos alunos de acordo com o setor educacional e tem como prioridade o atendimento as famílias com menor renda per capita e as crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para o cadastro são feitas nos meses de março, julho e novembro, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 13.965 de 05/02/2014.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, tem trabalhado para ampliar o atendimento em educação infantil, o que foi um dos critérios para que a cidade ficasse na 11ª posição em Educação no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pelo Instituto MacroPlan e publicado na Revista Exame de fevereiro.
Foram entregues quatro novas creches e 12 estão em construção. As novas unidades estão sendo construídas no novo modelo sustentável e têm em capacidade média de 200 alunos em período integral. Os bairros atendidos são Jardim Universo, Vila Natal, Vila São Paulo/Botujuru, Jardim Aeroporto II, Jundiapeba (quatro unidades), Vila Estação, Vila São Sebastião, Vila Moraes e Socorro. Outras três unidades em funcionamento estão sendo ampliadas. Mais informações pelo telefone 4726-1329. (Kelli Correa Brito)