ampliando o atendimento em 21%
O Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação ofereceu 24.130 vagas neste ano, superando em 21% o número oferecido em 2018. Foram realizados 1.001 cursos gratuitos nas seis unidades do programa, cursos descentralizados e na função qualificadora para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2019, quatro edições da Feira Cultural e Empreendedora e o 4º Concurso Gastronômico demonstraram o talento dos alunos. As próximas inscrições serão nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.
Em 2018, o Crescer ofereceu 19.975 vagas. Neste ano, foram mais 4.155 novas oportunidades para os mogianos. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e temos trabalhado para ampliar a oferta de cursos gratuitos oferecidos na cidade. Os cursos do Crescer são reconhecidos pela população e oferecem oportunidades para quem busca conhecimento e quer evoluir, melhorando a si próprio e à comunidade como um todo”, disse o prefeito Marcus Melo.
A procura pelos cursos também cresceu. O número de inscrições aumentou de 89.991 no ano passado para 102.047 em 2019. Somente no último bloco de cursos foram 36.286 inscrições. A média é de 2,5 inscrições por pessoa. Cada aluno pode frequentar até dois cursos por etapa. É feito sorteio para o preenchimento das vagas e os mogianos podem escolher dentre as áreas de gastronomia, artesanato, fotografia, gestão, beleza, saúde, informática, entre outros.
Os alunos encontram nas aulas novas oportunidades de trabalho, qualificação e geração de renda. Os cursos regulares são oferecidos em três módulos durante o ano e têm 40 horas de duração. O Crescer oferece ainda os cursos descentralizados em instituições da cidade e os minicursos de até oito horas. Destaque para os cursos voltados para área social com a doação do que é produzido para o Fundo Social. Em dezembro, foram doados 78 cachorrinhos confeccionados em feltro, por meio do minicurso “Sorrisinho - Cachorrinho de Feltro”.
O empreendedorismo também faz parte do currículo dos cursistas e a cada final de módulo de cursos, os alunos participam de palestras do Sebrae-SP e de ex-alunos que apresentam seus casos de sucesso. Alunos e monitores também participam do Bairro Feliz. As unidades estão localizadas na Vila Natal, Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Vila Brasileira e Jundiapeba. Mais informações sobre as unidades e os cursos no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)