e enfermeiros para atendimentos
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta segunda (25/11) e terça-feira (26/11), uma capacitação para 64 profissionais da Rede Básica de Saúde de Mogi das Cruzes com o objetivo de orientar os profissionais sobre como interpretar e quando indicar o exame de Colposcopia, realizado no Pró-Mulher.
O curso também teve como foco orientar os profissionais sobre o fluxo dessas pacientes na Rede, para aprimorar o atendimento. Participaram médicos ginecologistas, obstetras e enfermeiros de UBS – Unidades Básicas de Saúde e USFs – Unidades da Estratégia Saúde da Família.
A ginecologista e obstetra Ana Cristina Reis Martini, responsável por ministrar a palestra, explica que o foco da capacitação foi tornar as unidades aptas a discernirem os casos que devem ser encaminhados para Colposcopia. “Desta forma poderemos avaliar melhor cada paciente, identificando os tipos de câncer de colo de útero e por consequência, melhorar a qualidade do atendimento ofertado pela rede municipal de saúde”, explicou.
A coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança Gisele Menichelli, acredita que a capacitação permitirá a redução dos encaminhamentos, pois haverá a possibilidade de muitos diagnósticos serem acompanhados na Rede Básica, focando no encaminhamento apenas das pacientes com diagnósticos que realmente requerem uma atenção diferenciada e um exame mais complexo. “Com isso, além de melhorar a qualidade dos atendimentos e resultados, os pacientes obterão respostas em tempo mais hábil, referente a exames e diagnósticos”, afirmou.
A Colposcopia é um procedimento médico diagnóstico utilizado para avaliar o colo do útero e os tecidos da vagina e vulva por meio de um instrumento que amplia e ilumina estas estruturas. É solicitado quando outros exames indicarem algum tipo de alteração.
“Todas as mulheres devem realizar exames de Papanicolau anualmente a partir do início da atividade sexual”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher. O Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. O exame serve para identificar alterações no útero, que podem incluir infecções vaginais; doenças sexualmente transmissíveis e principalmente o câncer de colo do útero