Campanha de Vacinação contra a Gripe
A partir desta segunda-feira (25/03), os pacientes acamados e sem condições de saírem das suas residências devem ser cadastrados para vacinação domiciliar contra a gripe pelo telefone 4798-6768, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. O cadastro deve ser feito até o dia 30 de abril e faz parte das ações estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será realizada entre os dias 10 de abril a 31 de maio.
Ao entrar em contato, os familiares e responsáveis pelos pacientes devem informar nome completo do paciente, data de nascimento, endereço, telefone e informações sobre as condições de saúde para avaliação prévia. Os pacientes atendidos nos anos anteriores também devem ligar para confirmar o cadastro, reiterando a necessidade da vacinação domiciliar.
“Para o atendimento domiciliar, o paciente deve ter um cuidador ou acompanhante em período integral em casa, porque a vacinação será realizada dentro do período da campanha, sem agendamento prévio da data e horário da visita”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Peres Mendes.
Os pacientes assistidos pelos Programas Saúde da Família, Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Nova Jundiapeba e Programa Melhor em Casa serão atendidos pelas equipes responsáveis.
Campanha
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada entre os dias 10 de abril e 31 de maio em todos os Postos de Saúde e unidades Estratégia Saúde da Família (ESF). Ao todo, serão 35 salas de vacinação em Mogi das Cruzes, que atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 16h30. O Dia D está marcado para o sábado, dia 4 de maio.
A principal novidade deste ano será a ampliação da idade para as crianças, que passa a ser de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. Até ano passado a idade final, era de 5 anos incompletos.
De 10 a 19 de abril, o atendimento será prioritário para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestante. De 22 de abril a 31 de maio, a vacinação estará liberada para idosos (pessoas acima de 60 anos), puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas (conforme critérios do Ministério da Saúde) e indígenas.
Datas das etapas de vacinação
- 15 a 19 de abril:
- Crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- A partir do dia 22 de abril até 31 de maio a inclusão de todos os outros grupos prioritários:
- Idosos
- Puérperas (mulher até 45 dias após o parto)
- Profissionais de Saúde
- Professores das escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas (conforme critérios do Ministério da Saúde)
E também para as crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes para atualização da Carteira de Vacinação;
- Dia D: Sábado, 4 de maio - Mobilização Nacional para vacinação de todos os grupos prioritários contemplados