agendadas de escolas e da população
O Viveiro de Mudas e o Circuito Escola do Parque Leon Feffer estão de portas abertas em 2019 para a visitação de escolas e da população. Reinaugurado em junho de 2018, o viveiro recebeu no ano passado a visita de cerca de 520 alunos e 50 cidadãos. O objetivo do espaço é a produção de mudas para recuperação de áreas degradadas e arborização urbana de Mogi, além da doação de mudas para população.
No local os alunos e visitantes participam do Circuito Escola, que é uma atividade voltada para Educação Ambiental na qual os participantes fazem plantios de sementes, visitam um herbário com espécies nativas da região, conhecem uma horta orgânica, as áreas de crescimento das mudas e participam de uma apresentação do Simulador de Chuvas e Erosão. O simulador demonstra como ocorre a ação das chuvas sobre as áreas desmatadas comparativamente com as áreas florestadas, bem como seus fenômenos e a importância da Mata Atlântica na produção e conservação da água.
Para finalizar o Circuito, os visitantes conhecem o espaço dedicado ao Sistema Agroflorestal (Sintropia). O sistema implantado já começa a ter os primeiros resultados: a variedade das espécies frutíferas e de floração plantadas (abóbora, bananeiras, cítricas, quaresmeiras, palmeiras, etc.) receberam matéria orgânica, vinda dos rejeitos das feiras livres e das podas realizadas na cidade, e foram absorvidas pelo solo, fornecendo nutrientes importantes e fortalecendo as árvores plantadas.
Sistema Agroflorestal
Consiste no plantio de árvores nativas consorciado com o plantio de verduras, leguminosas e frutíferas. Esse sistema tem como princípio enriquecer o solo com nutrientes, adubar naturalmente e melhorar a qualidade da produção, além de estimular a produção de alimentos. Para manter o solo úmido e rico, usa-se cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação. As visitas ao Viveiro são gratuitas e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 4798-5959, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Visitas em 2018