aberto para mudanças de trânsito
A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou, na manhã desta segunda-feira (28/01), a abertura do canteiro central da rua Olegário Paiva, na altura da rua Navajas, no Shangai. O serviço faz parte da preparação para mudanças no trânsito na região que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Transportes buscando mais fluidez e segurança para pedestres e veículos.
Com a abertura do canteiro central, o local ganhará um semáforo, permitindo a utilização pelo motorista que está no Centro e deseja acessar a passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu ou a rua Professor Álvaro Pavan. Como parte das mudanças, as ruas Navajas e Major Pinheiro Franco terão as mãos de direção invertidas. O retorno atualmente existente em frente ao prédio do INSS será fechado e o cruzamento das ruas Navajas e Doutor Antonio Cândido Vieira também receberá semáforo.
A previsão da Secretaria Municipal de Transportes é que as alterações comecem a valer dentro da primeira quinzena de fevereiro. Antes disso, a pasta fará a colocação de faixas informativas sobre as mudanças, além da distribuição de material informativo.
“Foi feito um estudo neste local e verificou-se que por este local passam 54,9 mil veículos por dia. É um número muito expressivo e, nos horários de pico, o retorno atualmente existente complica a fluidez. As simulações mostram que a medida deverá representar um ganho significativo para o trânsito”, disse o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que acompanhou os trabalhos nesta segunda-feira.
O secretário lembrou ainda que as árvores existentes no canteiro central permanecerão no local. Um técnico da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente também acompanhou os trabalhos para que as raízes não fossem prejudicadas.
As alterações no trânsito também deverão melhorar a segurança para os pedestres que desejam atravessar a rua Olegário Paiva próximo à passagem subterrânea. “O semáforo também oferece esta proteção para a travessia” pontuou José Luiz.
Braz Cubas
Outro local que deverá receber alterações neste início de ano é o encontro das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, no distrito de Braz Cubas. No local, serão instalados semáforos e a conversão à esquerda dos motoristas que estão no sentido centro-bairro da avenida Francisco Ferreira Lopes e desejam acessar a avenida Júlio Simões será impedida.
“Pelas simulações realizadas, são mais de 229 mil veículos que transitam por esta região todos os dias e existem muitos pontos de conflito entre os veículos que querem acessar ou deixar a avenida Júlio Simões com os que querem seguir na avenida Francisco Ferreira Lopes. Com o fechamento da conversão e os semáforos, o trânsito será reorganizado”, detalhou o secretário.
A opção para os motoristas será fazer o contorno utilizando a rua Gaspar Vaz ou a avenida Alexandrina de Paula e, na sequência, a rua Ramez Rachid Sleiman e a avenida Saraiva, acessando o outro sentido da Francisco Ferreira Lopes, que, nesta pista, terá a conversão à direita livre para acesso à avenida Júlio Simões. (Luiz Maritan)