Melhoria da fluidez e da segurança
O trânsito de Mogi das Cruzes terá uma série de alterações para a melhoria da segurança e da fluidez dos veículos. As intervenções acontecerão nas regiões do Shangai, Braz Cubas, Centro, Socorro e Mogi Moderno e serão adotadas entre o final deste mês e o início do próximo ano, de acordo com a complexidade das intervenções e o impacto para as pessoas.
“A Secretaria de Transportes vai adotar medidas para dar fluidez para o trânsito e minimizar pontos de conflito que geram riscos de acidentes. Para todas estas medidas foram feitos estudos técnicos, inclusive com simulações computadorizadas para avaliar o comportamento do trânsito e os benefícios. Além disso, também estamos atentos às solicitações da comunidade e fazemos observações”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
O secretário lembrou ainda que as mudanças também foram apresentadas à Comissão de Transportes da Câmara Municipal. As datas específicas de cada alteração serão divulgadas posteriormente e as vias em que as medidas serão executadas também receberão faixas informativas.
De acordo com o cronograma apresentado, ainda neste mês de dezembro será implantado um semáforo no encontro da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com a rua Basílio Batalha, próximo à praça dos Imigrantes. O objetivo do equipamento é ampliar a segurança para a travessia dos veículos vindos da avenida Governador Adhemar de Barros e querem acessar a rua Basílio Batalha em direção à rua Ipiranga.
“Este é um ponto com muito risco de acidentes que detectamos, além de ser difícil para estes veículos cruzarem e para os pedestres atravessarem as vias. O novo semáforo será sincronizado com o equipamento já existente no cruzamento da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com a rua Engenheiro Eugênio Motta e, com isso, evitamos problemas com relação ao trânsito”, explicou José Luiz.
Nesta mesma região da cidade, a rua Engenheiro Eugênio Motta passará a ter mão única de direção entre as ruas Ipiranga e Fausta Duarte de Araújo. Com isso, todo o trecho até a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco terá apenas um sentido de direção, sentido centro. Para quem quiser acessar a região do Alto do Ipiranga, a opção é a rua Basílio Batalha.
Outras intervenções que deverão ser adotadas ainda neste mês de janeiro são a implantação de uma faixa preferencial para ônibus na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, entre a rua Dom Antonio Cândido de Alvarenga e o Largo do Socorro, e uma faixa exclusiva para a parada de motocicletas no semáforo existente no cruzamento entre as ruas José Bonifácio e Doutor Deodato Wertheimer. A medida prevê o recuo da linha de retenção dos automóveis, criando um espaço para que as motocicletas possam parar à frente. Ela já é utilizada em cidades como São Paulo, Sorocaba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Planejamento para 2019
Outras medidas de engenharia de tráfego deverão ser adotadas no início de 2019. Nestes casos, serão colocadas em prática as intervenções tecnicamente mais complexas, com a implantação de equipamentos e mudanças no viário.
No Shangai, as ruas Navajas e Major Pinheiro Franco terão as mãos de direção invertidas. Além disso, o canteiro central da rua Olegário Paiva, na altura da rua Navajas, será aberto e o local receberá um semáforo, permitindo a utilização pelo motorista que está no Centro e deseja acessar a passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu ou a rua Professor Álvaro Pavan. O retorno atualmente existente em frente ao prédio do INSS será fechado e o cruzamento das ruas Navajas e Doutor Antonio Cândido Vieira receberá semáforo.
“Foi feito um estudo neste local e verificou-se que por este local passam 54,9 mil veículos por dia. É um número muito expressivo e, nos horários de pico, o retorno atualmente existente complica a fluidez. As simulações mostram que a medida deverá representar um ganho significativo para o trânsito”, disse o secretário.
Também está prevista para o início do próximo ano uma intervenção no encontro das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, no distrito de Braz Cubas. No local, serão instalados semáforos e a conversão à esquerda dos motoristas que estão no sentido centro-bairro da avenida Francisco Ferreira Lopes e desejam acessar a avenida Júlio Simões será impedida. A opção será fazer o contorno utilizando a rua Gaspar Vaz ou a avenida Alexandrina de Paula e, na sequência, a rua Ramez Rachid Sleiman e a avenida Saraiva, acessando o outro sentido da Francisco Ferreira Lopes, que, nesta pista, terá a conversão à direita livre para acesso à avenida Júlio Simões.
“Pelas simulações realizadas, são mais de 229 mil veículos que transitam por esta região todos os dias e existem muitos pontos de conflito entre os veículos que querem acessar ou deixar a avenida Júlio Simões com os que querem seguir na avenida Francisco Ferreira Lopes. Com o fechamento da conversão e os semáforos, o trânsito será reorganizado”, detalhou o secretário.
Outro local em que estão previstas mudanças é o cruzamento da avenida Pedro Machado com o corredor da rua Doutor Deodato Wertheimer e a avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, no Mogi Moderno, outro ponto de conflito que vem recebendo atenção da SMT.
A avenida Pedro Machado será transformada em mão única, sentido Conjunto Álvaro Bovolenta, entre a avenida Brasil e a rua Oscar Thompson. Já a saída do bairro será feita pela rua Doutor Gabriel Prestes que também terá mão única entre a rua Oscar Thompson e a avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira.
A Secretaria Municipal de Transportes também está estudando mudanças no itinerário de duas linhas que trafegam pela rua Ipiranga e acessam a rua Braz Cubas em direção ao Terminal Estudantes e de outras quatro linhas que descem a rua Doutor Deodato Wertheimer e utilizam as ruas Coronel Marcolino Paiva e Braz Cubas em direção ao mesmo terminal. A alternativa de mudança é que estes itinerários sigam pela rua Ipiranga, Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e, de lá, para o Terminal Estudantes. (Luiz Maritan)