Em Cezar de Souza
O distrito de Cezar de Souza começou a receber nesta semana os novos abrigos em pontos de ônibus que estão sendo implantados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Na região, 23 novos equipamentos serão colocados em pontos definidos por estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes. Em toda a cidade, serão instalados 100 novos abrigos.
A implantação faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura para a melhoria do transporte coletivo na cidade. O investimento é de R$ 592.339,18 e os trabalhos estão sendo realizados pela empresa Delta Indústria e Comércio de Mobiliário Urbano, vencedora do processo licitatório.
“A ampliação do número de abrigos em pontos de ônibus é uma demanda dos usuários do transporte coletivo que a Prefeitura vem buscando atender. Cezar de Souza é a primeira região da cidade a receber esta etapa do trabalho, que terá 100 abrigos em toda a cidade. Para os próximos anos, o objetivo é ampliar ainda mais”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que esteve no distrito para acompanhar o início das implantações.
Em Cezar de Souza, receberão os abrigos a avenida Ricieri José Marcatto, a estrada de Santa Catarina, a avenida Nellusco Lourenço Boratto, a rua Antonio Boz Vidal, a avenida Nilo Marcatto, a avenida João XXIII, a avenida Major Melo, a rua Capistrano de Abreu, a avenida Francisco Rodrigues Filho, a rua Pedro Genovês, a rua Capitão Arcílio Rizzi, a rua Natalino dos Santos Gonçalves e a rua Antonio Pinto Guedes. O tamanho dos equipamentos a serem implantados varia de acordo com a característica das calçadas dos pontos atendidos.
O secretário lembrou ainda que a cidade está pleiteando junto ao Ministério das Cidades a aquisição de mais 600 abrigos, dentro do programa Avança Cidade. Esta foi uma das solicitações protocoladas durante reunião realiza na última semana, em Brasília, entre os secretários José Luiz e Aurílio Caiado, de Finanças, com o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior.
Terminais
A Prefeitura de Mogi das Cruzes também está realizando intervenções de melhorias nos terminais Central e Estudantes. A reforma compreende melhorias nos banheiros, nos sistemas elétrico e hidráulico e reparos gerais.
No início desta semana, por exemplo, o Terminal Estudantes já recebeu serviços nos banheiros, que estão com as torneiras, mictórios, vasos e portas em condições adequadas, além de terem passado por revisão hidráulica.
“Estes trabalhos visam melhorar as condições de utilização dos terminais pelos passageiros. Além disso, é importante também a participação da população na conservação destes espaços, uma vez que ainda temos problemas com algumas pessoas que, infelizmente, realizam atos de vandalismo”, disse José Luiz.
O secretário lembrou ainda que já foram adotadas medidas para melhoria da segurança nos locais, como o fechamento do Terminal Central no período noturno, que também recebeu uma base da Guarda Municipal.
O sistema municipal de transporte coletivo transporta cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês. (Luiz Maritan)