Cerimônia de encerramento
Nesta terça-feira (27/11), em que é celebrado o Dia de Doar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, esteve no Centro de Artes e Esportes Unificado – o CEU das Artes, na Vila Nova União, para o encerramento de uma oficina que foi viabilizada a partir de uma doação.
Trata-se de oficina lúdica e pedagógica, realizada entre os meses de outubro e novembro, que atendeu a um total de 33 alunos e foi viabilizada graças à doação dos brinquedos por parte do Fundo Social de Solidariedade. A ação também teve o intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que indicou o CEU das Artes como local a ser beneficiado.
Ao todo, foram duas turmas formadas, sendo uma com de 20 alunos (manhã) e outra com 13 (tarde). Hoje aconteceu o encerramento da turma da tarde e nesta quinta-feira (29/11), às 9h, será feito o encerramento do grupo da manhã.
Durante a cerimônia, Karin falou sobre a importância da promoção desse tipo de oficina e anunciou uma surpresa às crianças: todas puderam levar para casa o kit completo que utilizaram durante a oficina.
“Tenho convicção de que essa oficina é uma oportunidade inesquecível para todos vocês. Estejam certos de que isso é resultado de muita união. Somente dando as mãos conseguimos realizar ações como essa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, também compareceu e reforçou a relevância dessa parceria. “Tivemos o apoio fundamental do Fundo Social, que disponibilizou os brinquedos. Nos tempos modernos e de tecnologia em que vivemos, as crianças não costumam mais brincar com esse tipo de brinquedo, então ações assim são essenciais”, pontuou.
O educador social Luís Fernando Saab Barbosa, que ministrou a oficina, falou sobre os benefícios e os resultados observados nos alunos no decorrer das aulas. “A oficina foi fantástica para todos os participantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades motoras, capacidade de organização, concentração, paciência, tolerância. Foi uma oficina muito rica nos aspectos psicológico, emocional e social”, pontuou.
A coordenadora do CEU das Artes, Patrícia Lusvarghi, agradeceu a todos que contribuíram para a realização da oficina. “Quem olha de fora pensa que é apenas um brinquedo, mas este trabalho trouxe resultados incríveis”, enfatizou.
Sobre o CEU
O CEU das Artes está passando por obras de manutenção e adequação, para garantir ainda mais qualidade no atendimento ao público. Os serviços tiveram início em outubro e devem ser finalizados em dezembro.
Os serviços executados são: adequação de pisos e rampas; adequação do piso interno da biblioteca; recuperação do muro de divisa; reparos em trincas e rachaduras nas paredes da biblioteca; pintura interna e externa da biblioteca.
No total, o CEU das Artes tem cerca de 3 mil metros quadradosm distribuídos em salas multiuso, biblioteca, telecentro, auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. O local oferece programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, atividades de formação e qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
O espaço atende em média 600 pessoas por dia e 8 mil por mês. É administrado pelo Instituto Sementinha e possui um conselho gestor, formado por representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade. Tornou-se uma referência para moradores da Vila Nova União e hoje atende crianças, jovens e adultos de todas as partes da cidade. (Lívia de Sá)