1º Hackathon da Segurança

Prefeitura inicia preparativos

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes 05/11/2018

Prefeitura inicia preparativos para o 1º Hackathon da Segurança, que será em fevereiro de 2019

O prefeito Marcus Melo anunciou na tarde desta segunda-feira (05/11), o 1º Hackathon sobre Segurança Pública de Mogi das Cruzes, uma maratona de programação voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área de segurança na cidade. O evento será nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2019 e deve reunir por cerca de 30 horas ininterruptas equipes multidisciplinares no Polo Digital de Mogi das Cruzes, em Cezar de Souza.

O desafio principal do evento será “Furtos e monitoramento”. “A segurança tem sido o tema mais solicitado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nas reuniões que temos feito do projeto ‘A cidade é aqui’. O objetivo deste evento é de que sejam apresentadas soluções tecnológicas que possam ser implementadas pela Guarda Municipal ou até mesmo pela Polícia Militar e Polícia Civil, de acordo com a realidade do nosso município”, disse o prefeito Marcus Melo.

A cidade é a primeira do Alto Tietê a promover um evento como este. “Mogi das Cruzes mais uma vez sai na frente ao realizar o primeiro hackathon da região, o que demonstra o olhar da cidade para a inovação e o futuro”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes. O secretário de Segurança, o coronel Paulo Roberto Madureira Sales, destacou que o desafio proposto será uma oportunidade para que todos conheçam a dimensão e a complexidade da segurança pública na cidade.

O prefeito anunciou o envio de um projeto para a Câmara Municipal sobre o uso de câmeras particulares pela Prefeitura e que está trabalhando para facilitar a elaboração de boletins de ocorrência eletrônicos, o que pode ampliar o efetivo de policiais na cidade. “Tínhamos em 2009, 750 policiais, hoje temos pouco mais de 400 por conta da quantidade de boletins de ocorrência. Temos que orientar a população para o registro das ocorrências para que possamos com esses números solicitar um efetivo maior junto ao Estado”, disse.

1º Hackathon da Segurança

O Hackathon da Segurança de Mogi das Cruzes seguirá o Hack Day Manifesto, documento internacional, reconhecido por toda a comunidade de desenvolvedores e utilizado por grandes empresas e órgão e serve como guia para a organização destas maratonas. As inscrições e as premiações serão divulgadas posteriormente. O evento terá como parceiros a Associação Alto Tietê Valley, o Caqui Coders e a 76 Telecom.

Durante o lançamento da iniciativa, Melo assinou a portaria que instituiu a comissão organizadora do evento, que será organizada por servidores das municipais de Desenvolvimento Econômico e Social, Segurança Pública, Gabinete e Coordenadoria de Comunicação. A comissão será responsável pela infraestrutura do evento, como acesso a internet, mobilidade e alimentação, e também contará com auxílio externo de empreendedores com experiência em hackathon e as universidades e faculdades locais.

Poderão participar profissionais de tecnologia, empreendedores e de outros segmentos. “O foco do hackathon não são apenas desenvolvedores, pessoas que atuam na administração e planejamento estratégico também serão importantes nesse projeto. A tecnologia por si só não faz nada, precisa ter visão estratégica. Um mix de pessoas de diferentes formações vai fazer com que o produto final seja mais próximo do que a gente imagina”, disse o coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi.

Participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe, os vereadores Edson Santos e Claudio Miyake, que preside a Comissão de Transportes e Segurança Pública e os secretários municipais Aurílio Caiado, de Finanças, Renato Abdo, Agricultura, Walter Zago, de Obras, Daniel Teixeira de Lima, do Verde e Meio Ambiente e Dalciani Felizardo, de Assuntos Jurídicos. O gerente regional do Sebrae-SP, Sergio Gromik, também prestigiou o evento. (Kelli Correa Brito)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo